Petrobras, um sonho que orgulha e inspira a gente

23 de Setembro de 2013 17h09

Darcles Andrade, Administrador de Empresas, com extensão em Responsabilidade Socia

Twitter: @ItapebiAcontece


Darcles Andrade



No próximo dia 3 de outubro a Petrobras completa 60 anos. Uma conquista de toda a força de trabalho da Companhia e também da sociedade brasileira. Ao pensar nas seis décadas da empresa, é inevitável lembrar de lutas expressivas e apaixonantes que ilustram a história de desenvolvimento do Brasil. Momentos marcantes que mostram a transformação de um sonho em realidade. Não há como pensar no primeiro poço, por exemplo, e não lembrar a luta em defesa do “ouro negro” lançada por Monteiro Lobato na década de 30. 
Outro momento inesquecível foi o da campanha popular “O petróleo é nosso”, uma das maiores e mais emocionantes mobilizações da história do nosso país. Na minha opinião, esses dois momentos traduzem bem a essência do sentimento que une a Petrobras e o povo brasileiro.  É uma ligação difícil de ser explicada, movida pela paixão, facilmente identificável e recíproca. Um vínculo forte que faz com que de um ladoo povo brasileiro se sinta parte da empresa. E do outro, que a Petrobras ressalte no seu planejamento estratégicoao lado da rentabilidade, o seu comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. O compromisso da Petrobras com a sociedade brasileira vai além da visibilidade da Companhia.
A importância da responsabilidade social para a companhia se traduz em investimentos. De 2007 a 2012, o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania investiu cerca de R$ 1,2 bilhão em projetos que promovem desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades. A Petrobras também se empenha em defender e valorizar a cultura brasileira por meio de uma política de patrocínios de alcance social, articulada com as políticas públicas para o setor e focada na afirmação da identidade brasileira. 
Como brasileiro, me orgulho, por exemplo, de ver a trajetória da produção da empresa. Na década de 1950, quando a companhia começou efetivamente a operar, a produção era de 2.663 barris. Em 2003, ao completar 50 anos, a Petrobras passou a integrar o seleto grupo das empresas que produzem mais de dois milhões de barris de óleo e gás natural equivalente (BOE) por dia.  
Outro momento marcante foi o início a produção no pré-sal na área de Tupi, em 2009. Os investimentos na área do pré-sal se ampliam cada vez mais e chegarão a US$ 52,2 bilhões até 2017. Como parte desse investimento, criamos uma série de ações estratégicas que garantem o desenvolvimento de toda a cadeia de bens e serviços, trazendo tecnologia, capacitação profissional e grandes oportunidades para a indústria.
Como empregado, sei que o ritmo acelerado de investimentos é importante, pois com o pré-sal, os desafios e as responsabilidades da companhia aumentaram proporcionalmente ao crescimento das reservas. A experiência mundialmente comprovada da Petrobras em águas profundas e ultra-profundas tem sido fundamental para o posicionamento do Brasil como uma das mais importantes frentes da indústria do petróleo hoje: cerca de 40 empresas internacionais estão instaladas no país e atuam em parceria com a Petrobras, confiantes na capacidade da Companhia.
Tenho o privilégio de fazer parte dessa empresa, que ainda hoje é o lugar dos sonhos para trabalhar de milhares de jovens brasileiros. Isso é  importante, porque uma das características da juventude é exatamente o desejo de surpreender, de ousar. Acho que esse é o ponto de identificação entre a Petrobras e os jovens brasileiros. Afinal, inovar é buscar se diferenciar dos outros indivíduos, serviços ou empresas. E a Petrobras completa 60 anos mantendo essa essência inovadora, esse caráter empreendedor que busca sempre novos desafios.
Para marcar a trajetória vitoriosa de 60 anos, a Petrobras lançou a campanha publicitária “Gente é o que inspira gente”, que destaca exatamente a essência, o maior patrimônio para a Companhia e a para o país: as pessoas. É uma forma de homenagear cada empregado que fez e faz dessa empresa um motivo de orgulho para os brasileiros. E ao mesmo tempo valorizar o povo brasileiro, que inspira e é motivo de orgulho para a Petrobras.

Darcles Andrade, Administrador de Empresas, com extensão em Responsabilidade Social

Compartilhe por: