Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia — Foto: Malu Vieira/g1
O presidente Lula, o vice Alckmin e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, prestigiaram a cerimônia de inauguração do complexo em Camaçari.

Estrutura da BYD na Bahia — Foto: Malu Vieira/g1
A montadora chinesa BYD inaugurou a estrutura completa de sua primeira fábrica no Brasil nesta quinta-feira (9), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador baiano Jerônimo Rodrigues.
Meta de Produção Duplica e Foco é Exportação

Estrutura da BYD na Bahia — Foto: Malu Vieira/g1
A grande surpresa do dia foi a meta de produção da BYD, que dobrou. Inicialmente prevista para 300 mil veículos anuais, a capacidade de produção deverá atingir 600 mil carros por ano.
O anúncio foi feito pelo próprio presidente Lula, que celebrou a ambição da empresa: “Qual foi a grande surpresa? Eu vim para cá porque essa empresa iria produzir 300 mil carros por ano, e ele [Wang Chuanfu, presidente da BYD] anunciou que logo, logo a gente vai estar produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia! Porque eles não querem vender carro apenas no Brasil”, revelou Lula.
A meta ampliada visa consolidar a Bahia como um polo de exportação. O objetivo é vender os veículos para países da América Latina, África e outras regiões do mundo.
Complexo Gigante e Geração de Empregos

A montadora apresentou o inédito BYD Song Pro durante o evento. — Foto: Divulgação
O complexo industrial em Camaçari, que está em funcionamento parcial desde julho, ocupa uma área equivalente a 4,6 milhões de metros quadrados — ou 645 campos de futebol.
A megaestrutura está instalada no Polo Petroquímico de Camaçari, em um terreno que pertencia à antiga fábrica da Ford, desativada em 2021.
A fábrica já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores e tem potencial para gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos na região.
A BYD prometeu priorizar a contratação e capacitação de mão de obra baiana e fornecedores locais.
Três Unidades e Modelos Iniciais

BYD Song Pro será um dos modelos produzidos no Brasil — Foto: Divulgação
O polo industrial de Camaçari é composto por três unidades distintas:
Fábrica de carros elétricos e híbridos;
Fábrica de caminhões e chassis para ônibus;
Unidade de processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.
Para dar largada à produção, a BYD escolheu três modelos de sucesso: o BYD Dolphin Mini (atualmente o elétrico mais vendido do país), o super híbrido BYD Song Pro e o BYD King.
No evento, a montadora ainda apresentou um modelo inédito do Song Pro, uma edição especial super-híbrida plug-in flex, desenvolvida por cientistas brasileiros e chineses, que será doada à COP30.
Incentivos e Pesquisa Local
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que a atração do investimento chinês também se deu por meio de incentivos fiscais concedidos pelo governo do estado até o fim de 2032.
Além disso, a Bahia sancionou uma lei que isenta o IPVA para carros elétricos com valor de até R$ 300 mil, estimulando todo o mercado de veículos sustentáveis no estado.
A BYD também se comprometeu a instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. O foco será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, combinando o etanol brasileiro com o motor elétrico.
ItapebiAcontece – Informações g1
Deixe uma resposta