Trump foi visto na manhã deste sábado (30) saindo da Casa Branca junto a sua neta, Kai Trump.

Um boato sobre a suposta morte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se espalhou rapidamente pelas redes sociais neste sábado (30), mas segundo matéria do (g1), foi desmentido por fotos e vídeos que mostram o presidente a caminho de um campo de golfe.
O que diziam os boatos
As publicações falsas, que circulam desde a madrugada, usavam três “evidências” para sustentar a mentira: A agenda de Trump estaria vazia neste fim de semana e ele não fazia declarações públicas desde a última terça-feira (27); Uma foto, sem contexto, de um hematoma em sua mão;
O fato de a bandeira americana na Casa Branca estar a meio-mastro, o que, segundo um usuário do X (antigo Twitter), só ocorreria em caso de luto oficial ou morte de um presidente.
Por que é falso?
O boato foi facilmente desmentido por jornalistas que acompanham a comitiva presidencial.
Uma foto da Agência France-Presse (AFP), tirada na manhã de sábado, mostra Trump e sua neta, Kai Trump, deixando a Casa Branca em direção ao seu campo de golfe em Sterling, Virgínia. A correspondente da Globo em Washington, Raquel Krahenbühl, confirmou que a agenda do presidente já não incluía eventos oficiais para o fim de semana. Além disso, a conta “Inside Paper” publicou um vídeo no X mostrando Trump cumprimentando pessoas na chegada ao local, usando o boné vermelho com a marca “Make America Great Again”.
Quanto à bandeira a meio-mastro, a própria Casa Branca divulgou um comunicado em 27 de agosto informando que a medida era um sinal de luto oficial pelo ataque a uma igreja em Minneapolis, que deixou duas crianças mortas e outras 17 pessoas feridas. O comunicado ordena que a bandeira fique a meio-mastro até o pôr do sol de 31 de agosto de 2025.
ItapebiAcontece – Informações Globo.com
Deixe uma resposta