Caminhoneiros podem parar nesta quinta; saiba o que está por trás da mobilização

1 13

Caminhoneiros planejam paralisação – Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Atos estão programados para ocorrer de maneira simultânea em várias regiões do Brasil.

1 15

Imagem: Valter Campanato / Agência Brasil

Motoristas autônomos de caminhão em várias regiões do Brasil se articulam para uma paralisação nacional na quinta-feira, 4 de dezembro de 2025. Entre as principais queixas da categoria estão a precariedade das condições de trabalho, a baixa remuneração e a falta de segurança nas estradas. 

Um dos articuladores da mobilização é o caminhoneiro e influenciador Daniel Souza, que reúne quase 100 mil seguidores no TikTok e foi um dos líderes da greve nacional de 2018. Segundo ele, a categoria vive um cenário de deterioração e precisa de mudanças urgentes.

Entre as reivindicações apresentadas pelos caminhoneiros estão:

Estabilidade contratual; garantia do cumprimento das leis que regem a atividade; reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas; aposentadoria especial após 25 anos de trabalho, comprovados por recolhimento ou documento fiscal.

“O Brasil ficou parado por três anos por conta dessa situação e, como já passou o período ligado ao Bolsonaro, vamos voltar à realidade do país. A realidade dos caminhoneiros está precária: baixa remuneração, leis impossíveis de cumprir por falta de estrutura, falta de segurança nas rodovias… O respeito com a nossa classe acabou”, afirmou Daniel Souza.

ItapebiAcontece