Diversas cidades da Bahia registraram acumulados significativos de chuva – Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde
Defesa Civil emite alerta para temporais com possibilidade de alagamentos e deslizamentos em Salvador.

Foto: Neoenergia Coelba
A segunda-feira (20) começou com céu encoberto e fortes pancadas de chuva em Salvador, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu cinco alertas meteorológicos para a Bahia — três em nível amarelo e dois em laranja — indicando risco de temporais em várias regiões do estado, incluindo a capital.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), há previsão de chuvas moderadas a fortes nas próximas horas, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.
Nas últimas 12 horas, os bairros que registraram maiores volumes de chuva foram:
Plataforma (16,0 mm), Cajazeiras VIII (15,8 mm), Nova Brasília (14,6 mm), Boca da Mata (13,2 mm), Castelo Branco (13,2 mm), Águas Claras (13,0 mm), Itacaranha (12,6 mm), Valéria (11,4 mm), Dom Avelar (11,2 mm) e Mangabeira (10,6 mm).
Segundo boletim da Codesal, nas últimas 24 horas foram registradas quatro ocorrências de risco em diferentes regiões da cidade, envolvendo ameaça de desabamento, desabamento parcial, árvore ameaçando cair e orientação técnica.
Os bairros afetados foram:
- Pau da Lima: ameaça de desabamento;
- Cajazeiras: árvore ameaçando cair;
- Liberdade: desabamento parcial;
- Subúrbio/Ilhas: orientação técnica.
Em caso de emergência, a Codesal orienta que o contato seja feito pelo número 199, disponível 24 horas.
Temporais na Bahia
Diversas cidades baianas também registraram altos acumulados de chuva nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (20). Os maiores índices foram em Santa Cruz Cabrália (91,7 mm), Pau Brasil (85,2 mm) e Guaratinga (85,0 mm). Outras localidades com volumes expressivos incluem Itarantim (77,6 mm), Igrapiúna (76,0 mm), Itagimirim (74,0 mm) e Camacan (71,4 mm).
Já Itabuna (61,7 mm) e Ilhéus (61,1 mm) também apresentaram fortes chuvas, enquanto Vitória da Conquista registrou o menor volume entre os municípios listados, com 34,9 mm.
Alerta da Neoenergia Coelba
Com o cenário de instabilidade, a Neoenergia Coelba reforçou o número de equipes em campo e alertou a população sobre os riscos envolvendo a rede elétrica. A concessionária destacou que temporais podem causar danos à infraestrutura de energia, especialmente em casos de queda de árvores ou descargas atmosféricas (raios).
Recomendações de segurança:
- Em caso de queda de cabos elétricos, não toque nem se aproxime. Afaste outras pessoas e acione a Coelba pelo 116;
- Se a fiação cair sobre um veículo, permaneça dentro do carro e evite contato com partes metálicas. Ligue para a Coelba (116) e para o Corpo de Bombeiros (193);
- Durante tempestades com raios, procure abrigo seguro, longe de janelas e estruturas metálicas;
- Evite subir em telhados ou realizar reparos durante a chuva;
- Em caso de alagamento, desligue o disjuntor geral e retire os aparelhos das tomadas.
ItapebiAcontece | (Com informações do jornal A Tarde)
Deixe uma resposta