Imagens: Internautas de Caiubi
A redação do ItapebiAcontece recebeu diversas reclamações de moradores do distrito de Caiubi relatando as dificuldades de se transitar pelos 40 km da BA-274, estrada que dá acesso a BR-101. Pedem providências urgentes do Governo do Estado.
Moradores da região e de Caiubi distrito de Itapebi no extremo sul Baiano estão sem transporte há pelo menos duas semanas. Isso porque a estrada de terra por onde o ônibus e outros automóveis passavam está intransitável. Os motoristas que se arriscam passar pelo local também não aguentam mais ficarem em atoleiros com os veículos.
Como democratizar o acesso de pessoas oriundas de áreas rurais e periféricas a direitos fundamentais como educação, saúde, trabalho e renda se o caminho para alcançá-los esbarra na impossibilidade de transitar em estradas no território onde vivem?
Quais os caminhos para a efetivação de políticas de mobilidade que garantam a todos o direito de viver o distrito de Caiubi?
Ao longo dos anos, a população do distrito e região teve que aprender a viver em constante alerta. As informações são que quando sabem que as chuvas se aproximam, as pessoas começam a estocar mantimentos, medicamentos e outras necessidades que só adquirem em outros centros como Itapebi (sede do município), Eunápolis Município da região que abastece com mais diversidades as necessidades do distrito de Caiubi e de toda a zona rural na região.
Diversos veículos, inclusive o ônibus de transporte de passageiros não conseguem mais passar devido as enormes “crateras” na estrada e pontes.
A redação do ItapebiAcontece na manhã deste domingo (19), recebeu diversas reclamações de condutores relatando as dificuldades de se transitar pela BA-274, estrada que dá acesso a Caiubi e região. A estrada que já se encontrava em péssimas condições agora nas últimas semanas está intransitável em decorrência das chuvas. A narrativa de um funcionário de uma empresa de ônibus que faz a linha de Eunápolis/Caiubi Caiubi/Eunápolis, dá conta que o ônibus que faz a “linha” só está chegando e saindo até o Povoado de Ventania na BR-101, para dormi eles tem que voltar uma distância de 11 km, até Itapebi.
Assista vídeo de Internauta do ItapebiAcontece da Comunidade de Caiubi
Quando as aulas começar muitos alunos da zona rural depende do ônibus escolar para transportá-los; esses alunos estudam na sede do município. Como vão fazer para transportar esses alunos?
De acordo com informações de pessoas da comunidade de Caiubi que não querem se identificar por receio a represálias, muitas promessas são feitas todos os anos, que obras de pavimentação deste trecho de 40 Km, da rodovia BA-174 que liga a BR-101 ao Distrito de Caiubi serão executadas, mais isso nunca passa dos comícios e promessas de políticos em busca de votos; tanto em épocas de campanhas para eleições municipais, bem como, principalmente para as campanhas para o legislativo e governo estadual.
Foto: Arnaldo Alves – Arquivo ItapebiAcontece
Veja abaixo à integra da mensagem via Rede Social de moradores de Caiubi;
“Bom dia Arnaldo tudo bem?
Teria como você da um apoio a nós aí, população de Caiubi já está uma semana sem poder o ônibus rodar devido a vários buracos que abriu na estrada, já passou até no “Bahia meio-dia” falando sobre a situação mais até o exato momento o estado ainda não fez nada.
Povo está sem poder vir na cidade pegar seus benefícios, sem poder fazer suas compras devido não ter condições de o transporte chegar até o Distrito.”
ItapebiAcontece
Essa é uma estrada estadual, uma Ba, e ao longo dos anos, nenhuma intervenção séria por parte de vários governos, só paliativos através da prefeitura, com uso de maquinario inadequado, isso agrava a situação, entope os canais de drenagem, o que com o tempo e as chuvas, ocorre a situação que vemos nas fotos registradas.
Bom ficarmos atentos, nas eleições passadas, colocaram uma placa tamanho gigante, no Km 20, prometendo uma grande recuperação.
Promessa de eleição!
Infelizmente a décadas isso aí e assim eles continuam votado mau infelizmente vai continuar assim um lugar esquecido pelo pode público 40 tantos km sem um asfalto e uma vergonha lugares menores cm distância menos tem um asfalto cauibi nunca teve nem vai ter enquanto as pessoas não acorda 40 anos fora da Bahia nunca mudou n nada pq as pessoas continua cm a mesma mentalidade entra governo sai governo amo meu estado amo meu cauibi mais vive aí e só p os fortes eu não consigo as vezes vou mas apenas p mata a sdds do lugar