Parte de estrada no Litoral Norte passaria a se chamar pelo nome da personagem de Jorge Amado.

Imagens: Reprodução web
A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou, na última semana, um projeto de lei para nomear um trecho de 11 km da BA-782, no Litoral Norte da Bahia, como “Tieta do Agreste”, em homenagem à icônica personagem do escritor baiano Jorge Amado.
O trecho proposto abrange o percurso entre o entroncamento da BA-099 (Linha Verde) e o distrito de Costa Azul, no município de Jandaíra. A região está localizada próxima a Mangue Seco, cenário que inspirou a cidade fictícia de Sant’Ana do Agreste, onde se passa o romance Tieta do Agreste (1977), além da novela homônima da TV Globo (1989) e do filme lançado em 1996, ambos baseados no livro.
Justificativa da Homenagem
Na justificativa do projeto, Ludmilla Fiscina destacou a importância da obra de Jorge Amado, ressaltando que Tieta do Agreste é um dos romances que, além de contar a história da protagonista, faz uma crônica de época e de costumes, sem perder de vista a crítica social e política.

“A homenagem é justíssima, pois a personagem Tieta entrou para a galeria das grandes figuras femininas de Jorge Amado, ao lado de Gabriela, Dona Flor e Tereza Batista”, afirmou a deputada.
A novela Tieta, exibida originalmente em 1989, está atualmente sendo reprisada pela TV Globo no programa “Vale a Pena Ver de Novo”, reacendendo o interesse pelo universo criado por Jorge Amado.
O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e ainda precisa passar pelas comissões antes de ser votado pelo plenário.
ItapebiAcontece.
Deixe uma resposta