Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
O dia festivo uniu as duas partes da cidade: a celebração começou na Cidade Alta com carreata, seguiu em procissão pela Cidade Histórica e culminou com uma missa emocionante na Igreja Matriz.

Em Itapebi, a comunidade celebrou com fervor a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, nesta segunda-feira (8 de dezembro). O dia festivo, um dos pontos altos do calendário municipal, foi marcado pela tradicional carreata, procissão e missa, unindo os fiéis em uma forte demonstração de fé e identidade cultural.
Percurso e Devoção da Comunidade

As celebrações, que incluíram novenas e quermesses nos dias anteriores, culminaram no grande dia com a Carreata da Fé. A imagem da padroeira saiu da Igreja de São José Operário, na Cidade Alta, e seguiu em direção à Igreja Matriz, na Cidade Baixa. Carros, motos e fiéis a pé acompanharam o cortejo, transformando o percurso em um momento de união, agradecimento e homenagem à Virgem Maria.

Após a carreata, a procissão seguiu pelas ruas históricas, finalizando com a celebração eucarística principal na Igreja Matriz.
Presenças e Resgate de Tradições

A missa solene foi presidida por Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo diocesano, e assistido pelo Padre Alessandro Colen. Um momento especial foi a participação do Padre Roberto Marcelino Oliveira, natural de Itapebi, que retornou à sua terra natal para a celebração. Aconteceu também pelo Bispo José Edson ato formal, a Instituição dos ministros Extraordinários da sagrada comunhão (Benção dos novos ministros da eucaristia)

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades políticas, reforçando a importância do dia para a cidade. Esteve presente o Prefeito Isan do Nascimento Botelho, o Ex-prefeito Juarez Oliveira “Peba”, além dos vereadores Cid Silva Lima, Vagner Santos do Carmo, Paulo Henrique Nascimento Almeida e Jeferson Silveira. Dentre outras autoridades do executivo municipal.

As festividades em honra à Imaculada Conceição em Itapebi representam um resgate das tradições portuguesas e baianas, mantendo viva a fé católica e a cultura local.
Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
























ItapebiAcontece






Deixe uma resposta