Imagens: ItapebiAcontece
Semana dos 67º anos de aniversário de emancipação politica de Itapebi.

No início da semana em que Itapebi celebra seus 67º anos de emancipação política e administrativa, o ItapebiAcontece conversou com o prefeito do município, Isan do Nascimento Botelho para uma entrevista exclusiva. Em um bate-papo breve, o gestor comentou os primeiros sete meses de sua administração e compartilhou expectativas para o futuro do município.
Eleito em outubro do ano passado com 3.620 votos — o equivalente a 55,56% dos votos válidos —, Isan Botelho carrega a responsabilidade de conduzir os rumos de Itapebi. À frente do Executivo municipal, ele se prepara para dar continuidade a uma nova etapa da história da cidade, que será comemorada no próximo dia 14 de agosto, data oficial do aniversário de emancipação política.
Leia Abaixo a Entrevista:
ItapebiAcontece – Qual a atração de investimentos como eixo central da estratégia de desenvolvimento o senhor tem para Itapebi?
”Primeiro, Arnaldo, temos que entender a realidade do nosso Município, uma cidade pequena, que não é cortada em sua sede pela BR, que tem dois investimentos grandes industriais, Usina Hidrelétrica (Neoenergia) e Veracel, mas que não gera muitas oportunidades de emprego aqui. ou seja, é um desafio muito grande, principalmente na oferta de emprego. Assim, primeiro é fomentar aquilo que já temos, por exemplo, estamos construindo uma pequena fábrica de beneficiamento de mandioca, fortalecendo a economia agrária, principalmente, o pequeno. Segundo, estamos tentando fazer o dinheiro circular na cidade, instituindo uma moeda própria e fazendo com que os benefícios sociais sejam gastos na cidade, foi assim com a distribuição do peixe, do programa jovens e adultos, dentre outros. Concomitante, é a busca de possíveis empresas para se instalarem aqui, mas aqui demanda uma série de condicionantes, desde local apropriado, como logística.”
ItapebiAcontece – Como é a relação prefeito/vice?

“Uma relação de amizade no campo pessoal, de companheirismo no campo político e, sobretudo, de muito respeito no tratamento. Então, Excelente relação, frisando que Mazinho desempenha um trabalho social no esporte de anos, uma atividade política, mas sem intenção de voto, ou seja, pra ajudar a comunidade, as quais apoiamos e vamos continuar ajudando a ampliar.”
ItapebiAcontece – E com a Câmara municipal?
“Não poderia ser melhor, hoje a base é composta por 9 vereadores, todos sintonizados na busca do melhor pra nossa cidade, uns mais próximos no pensamento das políticas públicas, outros que pensam diferentes, mas todos com espírito público, com o dever de sentar e dialogar, hoje vivemos uma paz institucional, o povo tende a ganhar. Deixo aqui meu agradecimento a Câmara por estar sendo parceira.”
ItapebiAcontece – Qual seu projeto o senhor destaca no momento para Itapebi?
“Agora nós estamos colocando em prática o ensino integral, transformar todas as escolas em tempo integral, claro que leva tempo, já temos a creche, agora estamos colocando o 4º e 5º ano, ano que vem mais uma escola, ate finalizar. A pavimentação das ruas será uma realidade, já fizemos alguns estudos topográficos para elaboração de projetos, a fim de buscar o Estado e a União nessa parceria, além é claro do investimento próprio. Na saúde estamos implementado o parque tecnológico, toda saúde será informatizada, computadores novos, impressoras, sistema de monitoramento e integração, compartilhamento de dados. Um investimento de quase 500 mil reais de início.”
ItapebiAcontece – Quais características e pensamentos lhe aproximam atualmente na parceria com o Governo do Estado e Federal?

“Eu sou um político de centro-esquerda, o que não impede o diálogo com as demais linhas de pensamento. Sou base estadual e federal, estou com Jerônimo e com o Presidente Lula. Assim, além de um alinhamento no pensamento, o trabalho que Lula e Jerônimo fazem não se compara com o dos adversários, políticas públicas efetivas, principalmente quanto aos que mais precisam.”

ItapebiAcontece – Na sua visão, qual será o principal desafio da cidade para os anos que restam do seu governo?
“Do ponto de vista social, a geração de emprego, pelo que já falei aqui na entrevista. Do ponto de vista administrativo, equilíbrio das contas públicas, as necessidades não grandes, mas o dinheiro é finito, tem limites. Hoje, em razão de dividas de anos, as quais foram negociadas no governo Peba, estamos com 10% da receita comprometida com parcelamento, principalmente, INSS.”
ItapebiAcontece – Em clima de aniversário do município qual o presente que você gostaria de dar aos itapebienses?
Imagem cedida pelo Sindicato Rural de Itapebi

“Gostaria de dar uma cidade repaginada, mas isso leva tempo e planejamento, mas vamos, aos poucos, deixar a cidade cada vez mais agradável, com equipamentos públicos novos, ruas reformadas, praças… hoje estamos resgatando uma tradição, a volta da exposição, a revitalização do parque a valorização das raízes da nossa terra. Estamos apenas no início.”
ItapebiAcontece – E qual o maior presente que Itapebi lhe deu?
“Sem dúvida a possibilidade de escrever meu nome na história, quando eleito fui. Você ser agraciado com um mandato fruto de uma eleição, receber o carinho da população, ver a generosidade nos olhos e nos gestos pelo seu povo, não tem preço, é um presente impagável que tentarei devolver na forma de trabalho, mesmo sabendo que, ainda que faça o melhor, não conseguirei retribuir 100% o que me foi dado nas urnas.”
ItapebiAcontece – Qual foi sua medida impopular tomada nos seus primeiros 7 meses de governo?
“Não diria impopular, mas a mais difícil porque não era de fácil compreensão, principalmente quando o órgão que deveria zelar pela categoria, propagava mentiras, no caso, revisitar o plano dos professores diria que foi o mais complicado, mas no final deu certo, a verdade prevaleceu quando os professores receberam os contracheques e puderam verificar que não houve perda salarial, mas ganho e para o futuro corrigimos algumas distorções que darão saúde financeira na Educação.”
ItapebiAcontece – Em Relação à mudança no sistema de patrocinar o peixe da semana santa pela prefeitura, como o senhor lidou com as reclamações?
“Normal, toda e qualquer mudança gera dúvidas, desconforto, cabe a eu escutar, filtrar e analisar”.
ItapebiAcontece – Prefeito com relação ao fechamento das escolas do campo e da cidade baixa qual o seu comentário a respeito?
“Nós estamos em um processo de reformulação da estrutura educacional, não utilizo a palavra fechamento, visto que não há uma interrupção do ensino em nenhuma localidade, há uma adequação, seja em razão da diminuição de alunos, seja pela necessidade de dar um maior conforto e melhorar a qualidade do ensino. o Direito a educação está garantido a todos, diga-se, em verdade, estamos ampliando, seja na integralidade do ensino, seja nas atividades em contra turno.”
ItapebiAcontece –Qual o projeto para restauração das festividades culturais de Itapebi? Ressaltando as questões folclóricas e dando ênfase a cidade histórica como parte dos eventos.
“A ideia que a festa da cidade não seja apenas apresentação de shows, claro que o povo precisa e tem o direito de ver seus artistas de perto, prova disso que estamos com uma grade de cantores jamais vista em Itapebi. Todavia, não podemos esquecer as raízes, valorizar a cultura local, hoje, resgatamos a exposição, homenageamos um artista da casa, Xangai, além de está mostrando para a Bahia nosso povo, nossas riquezas culturais, nossas belezas naturais, nossa história! O convite que serão enviados as autoridades, conta nossa história, desde um pequena réplica da canoa Suíça I, feita por Gilberto, artesão local.”
ItapebiAcontece – Atualmente o senhor daria que nota ao seu governo e qual a expectativa para o próximo ano?
“Só quem pode dar nota é o povo, esses são soberanos, sendo o resultado colhido em uma próxima eleição. A mim cabe trabalhar, ouvir o povo e conduzir meu secretariado, corrigindo onde falhar e melhorando onde tem que melhorar.”
ItapebiAcontece – Pessoas sempre comentam sobre sua ausência no comercio itapebiense, existe um motivo para isso?
“Pessoas é muito vago, parece opinião de economista quando diz: o mercado está chateado com o governo federal, mas quem é esse mercado. então, não posso responder conjecturas, mas fatos. Se você me perguntar como me comporto em sociedade, posso te dizer que nunca mudei, sou uma pessoa mais reservada, mas atencioso, vivo em Itapebi, tem família, filho aqui, compro no comércio local, mas não sou pessoa de andar em bares, nunca fui, atendo a população , ouço as demandas, todavia, o cargo exige que você vá a Brasília, salvador, faça relações em outros municípios, tudo no intuito de buscar melhorias, prova disso é o que a gente vem conseguindo para nossa cidade.”
ItapebiAcontece – Prefeito, a pergunta que as pessoas indagam ao ItapebiAcontece é; o que a prefeitura vai inaugurar na data de seu aniversário de emancipação política 14 de agosto?
“Uma escola em tempo integral, a base da Rondesp, uma sala do empreendedor, um investimento de 500 mil no parque tecnológico. Ordem de serviços de rua, ordem para reforma do posto da cidade baixa, fora sala de aula que já foi entregue em Ventania, posto de Caiubi que está em reforma, veículos escolares, são alguns exemplo.”
ItapebiAcontece – Descreva o Prefeito Isan Botelho por ele mesmo
“Não sou adepto a criação de uma imagem “auto descritiva”, o que posso dizer é: trabalhar é meu foco, no mais, as atitudes e as políticas efetivas implementadas que darão ao povo o gabarito necessário para uma descrição e avaliação do prefeito”.
Bandeira de Itapebi-Bahia

Itapebiacontece – Arnaldo Alves
*Entrevista com o prefeito Isan Botelho em 06/08/2025 – Por: Arnaldo Alves
Respondendo a oitava pergunta da entrevista. Qual o maior presente que itapebi deu ao entrevistado? A prefeitura kkkkkkkkkkkkkk