Fotos: Arnaldo Alves / Marcos Almeida
Numa celebração em dose tripla! Itapebi festeja as mães com eventos e grandes sorteios na sede, Caiubi e Ventania.

A Prefeitura de Itapebi, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu um fim de semana especial dedicado às mães do município. No sábado (10), um grande público lotou o Ginásio de Esportes da Praça Fênix, na sede, para uma animada festa em homenagem ao Dia das Mães.

O evento contou com a bênção do Padre Alessandro Colen e do Pastor Alessandro a emocionante apresentação da cantora Gil Lima e o sorteio de diversos brindes, entregues pelo Prefeito Isan Botelho o Vice-prefeito Mazinho, a secretária de Assistência Social, Tainan Nascimento e outras autoridades.

As mães também usufruíram de manicures para tratamento e embelezamento das unhas.

A celebração, no entanto, já havia começado na sexta-feira (09), com festas e sorteios de brindes também realizados no distrito de Caiubi e no povoado de Ventania. O Prefeito Isan Botelho, o Vice-Prefeito Mazinho e uma comitiva de secretários e vereadores prestigiaram os eventos, reforçando o carinho e o reconhecimento da administração por todas as mães de Itapebi. Em sua mensagem, o Prefeito desejou um feliz Dia das Mães a todas as munícipes, ressaltando a importância dessas iniciativas para a comunidade.

Total de presente dia das mães: 1703
Quantidade de eletrodomésticos: 70
01 geladeira
03 fogões
03 tanquinhos
04 fritadeiras
12 liquidificadores
06 sunduicheiras
06 chaleira elétrica
02 batedeiras
06 aparelhos de jantar
06 ventiladores
04 secadores
Pranchas
20 cobreleitos
Por que é comemorado o Dia das Mães?
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Mas foi com a americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão.
Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.
Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fotos: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece / Marcos Almeida















ItapebiAcontece
Deixe uma resposta