O auditório do Senac em Porto Seguro foi palco de um evento marcante para o fortalecimento da resiliência comunitária no sul da Bahia.
Fotos: Acervo Pessoal
O seminário “Comunidade Resiliente: Fortalecendo Redes e a Resposta a Emergências”, realizado nesta quinta-feira (06/12) no SENAC Porto Seguro, reuniu 168 participantes, entre representantes da sociedade civil, autoridades, e membros de comunidades locais, para compartilhar experiências, celebrar conquistas e planejar o futuro.
O evento teve início com uma apresentação cultural da comunidade indígena Pataxó Txagr’u Mirawê, reforçando as raízes culturais da região. A abertura oficial ficou por conta dos parceiros e mantenedores do projeto: VisãoMundial e USAID, que destacaram os avanços do projeto e a importância de iniciativas que promovam a autonomia e o fortalecimento das comunidades frente às adversidades climáticas e sociais.
Na sequência, Rita Santana, mobilizadora social deste projeto, trouxe informações detalhadas sobre o andamento e perspectivas para 2025, apontando desafios e novas oportunidades.
Estiveram presentes ao seminário servidores públicos do município de Itapebi que fazem parte da comissão de Emergências da defesa civil na cidade,
Adelaide Gasparini – (Secretaria Assistência Social), Cristiano Soares – Secretaria Municipal de Administração, Darlene Rosa da Silva Soares – (TACS), Gabriela Araújo – (Creas), Leonardo Santos da Silva – (ACE), Maria Elisabete Cavalcante Bezerra – (TACS) e Vanuza pinheiro – (Secretaria de Assistência Social).
A manhã seguiu com uma série de apresentações culturais vibrantes, incluindo capoeira e rimas, que demonstraram a força das tradições locais como forma de união e resistência.
Momentos de reflexão vieram com as falas da comunidade, que compartilharam relatos emocionantes sobre como o projeto impactou suas vidas, promovendo melhorias em infraestrutura, capacitação e engajamento social.
As palestras conduzidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Estado da Bahia trouxeram orientações práticas e estratégias para lidar com situações de emergência, enriquecendo ainda mais o debate.
O seminário também foi uma oportunidade de celebrar os resultados alcançados, e entregar os certificados para 60 participantes do curso de Formação de Brigada Voluntária de Emergência, realizada no vilarejo de Sto. André, em Sta Cruz Cabrália com o apoio do Corpo de Bombeiros e Visão Mundial.
Com o objetivo de fortalecer redes locais, o seminário destacou o papel crucial das comunidades no enfrentamento de desafios climáticos e sociais. O evento se mostrou um sucesso de engajamento e compromisso coletivo com a construção de um futuro mais seguro e sustentável para todos.
ItapebiAcontece – Ascom ‘Comunidade Resiliente’
Parabéns a todos; principalmente aos itapebienses pela participação!