Motorista baleado em Eunápolis: Suspeita é que diretor era o alvo

5 2

Baleado no fim da tarde de terça (20), o motorista segue internado em estado grave.

3 7

Imagens: Reprodução web

Um motorista que trabalha no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi baleado no fim da tarde de terça-feira (20) enquanto dirigia perto da unidade prisional. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a principal suspeita é que o atentado tinha como alvo o diretor da unidade, Jorge Magno Alves, que felizmente não foi atingido.

O funcionário ferido é terceirizado da empresa Reviver, cogestora do presídio. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Eunápolis, onde permanece internado em estado grave. Em nota, a Seap lamentou o ocorrido e garantiu que está acompanhando de perto o estado de saúde do motorista.

Histórico de Violência: Fuga em Massa e Suspeita de Envolvimento de Diretora

Este incidente ocorre em um contexto de turbulência no Conjunto Penal de Eunápolis. Em 12 de dezembro de 2024, 16 detentos fugiram da unidade após um grupo de homens armados invadirem o local e trocar tiros com os seguranças.

Após a fuga, diretores e coordenadores da unidade foram afastados, e a Seap decretou uma intervenção de 30 dias no presídio. Em 16 de janeiro deste ano, um dos 16 presos foragidos morreu em confronto com policiais civis, enquanto os outros 15 continuam sendo procurados.

Uma semana depois, a ex-diretora da unidade, Joneuma Silva Neres, foi presa sob suspeita de facilitar a fuga e de ter ligação com uma organização criminosa da cidade.

A Seap revelou que o episódio de 12 de dezembro foi o primeiro no estado em que uma unidade prisional foi invadida dessa forma. Segundo as investigações, oito homens armados trocaram tiros com agentes de segurança para facilitar a fuga dos internos. O principal objetivo do grupo era libertar Edinaldo Pereira Souza, o “Dadá”, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Os outros 15 foragidos também seriam integrantes da mesma organização.

ItapebiAcontece – Informações  g1