1ª turma de técnicos em agentes comunitários de saúde e de endemias recebem certificados de Autoridades em Itapebi

Itapebi
16 de Novembro de 2023 19h11

O curso foi destinado para profissionais que já atuam na área e contou com 25 formandos do município de Itapebi.

Twitter: @arnaldofenix

Fotos- Arnaldo Alves - ItapebiAcontece / Zeidan Souza - Pixel Imagens

Na noite da última terça-feira (14), autoridades políticas e profissionais da saúde prestigiaram a cerimônia de formatura da 1ª turma do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). De forma totalmente gratuita, o curso técnico foi iniciado no último ano, destinado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

 

O evento foi realizado na no Centro Cultural Maria Rogéria Neves do Nascimento (CCMRNN) e contou com a presença dos formandos, familiares, e profissionais da saúde do município.

No município de Itapebi, no extremo sul da Bahia dos 26, 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos 08, 05 Agentes de Combate às Endemias (ACE), concluiu o curso técnico do programa “Saúde com Agente”, uma iniciativa da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério as Saúde (MS), que contou com a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Realizado de forma remota, o que possibilitou que cada município se organizasse para realizar a formação de seus servidores, o curso teve duração de 10 meses, com mais de 1,2 mil horas/aula. De acordo com informações da secretaria de saúde de Itapebi os ACSs e ACEs que não concluíram o curso foram por falta de documentação.

Com o certificado do Ministério da Saúde, entregue aos formandos, agora, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes, passarão a serem chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs), com habilidades adquiridas para realizarem atribuições diversas, entre elas aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, no caso dos TACs, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, no caso dos TACEs.

De acordo com a Secretaria de saúde, Shirley Ribeiro, o curso foi destinado para profissionais que já atuam na área e todos os participantes da capacitação receberam material didático digital e impresso. ”Houve apoio pedagógico com tutores on-line e presencial e também realização de atividades práticas”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Shirley Ribeiro, prestigiou a cerimônia e parabenizou todos os formandos e agradeceu ao Prefeito Juarez da Silva Oliveira, pelos esforços para a realização do curso técnico. “A atuação destes profissionais é extremamente importante para a estratégia da saúde, então quem ganha é a população”, finalizou.

Além da secretária, estiveram presentes na cerimônia O prefeito do município Juarez da Silva Oliveira “Peba”; a primeira dama Jairene Botelho, o vice-prefeito Mazinho, o chefe de Gabinete do município de Itapebi; Isan Botelho; além da secretária de saúde, Shirley Ribeiro; a secretária de Educação, Márcia Lopes; o Secretário de Esportes, Sérgio Murilo; O secretário da Agricultura, Luiz Eduardo; a secretária de Finanças, Marivânia Dutra; o secretário de Governo Davi Andrade; vereadores Leo de Noeme e Cid; e a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Margarete Botelho.

Ao final da cerimônia no Centro de Cultura, todos seguiram para a casa do Chefe de Gabinete, Isan Botelho, onde foi servido um  jantar.

Centro Cultural Rogéria Neves Nascimento

Por: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Galeria de fotos: Clic e Veja

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

16 de Setembro de 2024 13h09

Preso em flagrante homem que usava isqueiro e combustível para colocar fogo em vegetação na Bahia

Caso aconteceu às margens da BA-001, em trecho da cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado. Suspeito contou que incendiou local a pedido do patrão.

16 de Setembro de 2024 11h09

Aulas de escola da rede estadual são suspensas após mãe de aluna agredir diretor com socos na Bahia

Caso aconteceu no bairro de Valéria, em Salvador, e é investigado pela Polícia Civil. Mulher se revoltou após filha ser suspensa após usar extintor de incêndio sem autorização.

16 de Setembro de 2024 10h09

Datena diz que não irá desistir de eleição e que Marçal ‘mereceu’ cadeirada

Apresentador afirmou que teve uma reação "humana" não conseguindo se conter