1ª turma de técnicos em agentes comunitários de saúde e de endemias recebem certificados de Autoridades em Itapebi
O curso foi destinado para profissionais que já atuam na área e contou com 25 formandos do município de Itapebi.
Twitter: @arnaldofenix
Fotos- Arnaldo Alves - ItapebiAcontece / Zeidan Souza - Pixel Imagens
Na noite da última terça-feira (14), autoridades políticas e profissionais da saúde prestigiaram a cerimônia de formatura da 1ª turma do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS). De forma totalmente gratuita, o curso técnico foi iniciado no último ano, destinado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O evento foi realizado na no Centro Cultural Maria Rogéria Neves do Nascimento (CCMRNN) e contou com a presença dos formandos, familiares, e profissionais da saúde do município.
No município de Itapebi, no extremo sul da Bahia dos 26, 20 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos 08, 05 Agentes de Combate às Endemias (ACE), concluiu o curso técnico do programa “Saúde com Agente”, uma iniciativa da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério as Saúde (MS), que contou com a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Realizado de forma remota, o que possibilitou que cada município se organizasse para realizar a formação de seus servidores, o curso teve duração de 10 meses, com mais de 1,2 mil horas/aula. De acordo com informações da secretaria de saúde de Itapebi os ACSs e ACEs que não concluíram o curso foram por falta de documentação.
Com o certificado do Ministério da Saúde, entregue aos formandos, agora, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes, passarão a serem chamados de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs), com habilidades adquiridas para realizarem atribuições diversas, entre elas aferir pressão arterial e oxigênio no sangue, no caso dos TACs, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, no caso dos TACEs.
De acordo com a Secretaria de saúde, Shirley Ribeiro, o curso foi destinado para profissionais que já atuam na área e todos os participantes da capacitação receberam material didático digital e impresso. ”Houve apoio pedagógico com tutores on-line e presencial e também realização de atividades práticas”, explicou.
A secretária municipal de Saúde, Shirley Ribeiro, prestigiou a cerimônia e parabenizou todos os formandos e agradeceu ao Prefeito Juarez da Silva Oliveira, pelos esforços para a realização do curso técnico. “A atuação destes profissionais é extremamente importante para a estratégia da saúde, então quem ganha é a população”, finalizou.
Além da secretária, estiveram presentes na cerimônia O prefeito do município Juarez da Silva Oliveira “Peba”; a primeira dama Jairene Botelho, o vice-prefeito Mazinho, o chefe de Gabinete do município de Itapebi; Isan Botelho; além da secretária de saúde, Shirley Ribeiro; a secretária de Educação, Márcia Lopes; o Secretário de Esportes, Sérgio Murilo; O secretário da Agricultura, Luiz Eduardo; a secretária de Finanças, Marivânia Dutra; o secretário de Governo Davi Andrade; vereadores Leo de Noeme e Cid; e a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Margarete Botelho.
Ao final da cerimônia no Centro de Cultura, todos seguiram para a casa do Chefe de Gabinete, Isan Botelho, onde foi servido um jantar.
Centro Cultural Rogéria Neves Nascimento
Por: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece