A cada semana, 3 homens morrem vítimas de câncer de próstata na Bahia

Saúde
04 de Novembro de 2019 10h11

Entre 2008 e agosto deste ano, mais de 300 mil pessoas se internaram em hospitais da rede pública para tratar o câncer de próstata, sendo que mais de 27 mil não resistiram.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagens: Divulgação

O câncer de próstata leva a morte, a cada semana, 45 homens em todo o país, 3 deles só na Bahia, deixando o estado no quinto lugar no ranking nacional de óbitos decorrentes da doença. Os dados foram levantados pelo BNews por meio do DataSus e dizem respeito aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Entre 2008 e agosto deste ano, mais de 300 mil pessoas se internaram em hospitais da rede pública para tratar o câncer de próstata, sendo que mais de 27 mil não resistiram. A doença é o segundo tipo de melanoma mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Na Bahia, foram registrados quase 26 mil internamentos, deixando o estado na 3ª posição nacional com maior número absoluto de ocorrências, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Na série histórica dos últimos 10 anos, entre 2009 e 2018, houve aumento de 67,3% dos casos no estado, dois pontos percentuais acima da variação nacional, que foi de 65,3% no período.

Na capital baiana, foram computados quase 19 mil casos de internamentos decorrentes da neoplasia maligna da próstata, 73% do total do estado. No mesmo período em Salvador, foram 965 mortes por causa da doença.

Exames
A detecção do câncer de próstata é feita com a ajuda de dois exames, que juntos garantem 80% de eficiência na descoberta precoce da doença. O mais comum é o toque retal, que garante quase 48% de chance de encontrar a neoplasia maligna. As chances aumentam a partir da combinação dele com o PSA - exame de sangue que identifica alterações na glândula.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca foram a um urologista. De acordo com o urologista Gustavo Guimarães, diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), isso acontece em razão dos mitos sobre os exames e as piadas machistas em torno do tema.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem alguns fatores que aumentam o risco de incidência da doença e que precisam ser observados pelos homens, a exemplo de idade, histórico familiar e sobrepeso. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Já os homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, também fazem parte do grupo de risco. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Também existem alguns sinais do próprio corpo sobre a aparição da neoplasia maligna: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda ao homem ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, também está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.

 

Por: BNews

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.