Agricultor colhe mandioca gigante com uma raiz de quase 20 quilos no Sul da Bahia

Região
27 de Maio de 2023 12h05

Descoberta surpreendeu família de produtores rurais. “Apesar da novidade, a mandioca será “ralada” e transformada em bolo e massa puba” para vender na feira livre de Itagimirim.

Twitter: @arnaldofenix

Imagens: Acervo pessoal / ItapebiAcontece

O que era para ser mais um dia normal no campo tornou-se uma descoberta surpreendente para o agricultor Sidelmo Oliveira dos Santos, de 47 anos, morador da Zona Rural de Itagimirim no extremo sul baiano.

A plantação é da família há algum tempo e nunca tinha dado resultado em uma mandioca tão grande: quase um metro e meio de comprimento e 19,840 quilogramas.

A colheita ocorrida nesta sexta-feira (26), surpreendeu a todos pelo tamanho e também pela raiz grossa. Os registros ficaram apenas nas fotos, que mostram a imensidão da mandioca que foi levada para a feira livre da cidade de Itagimirim que fica a 12 quilômetros da fazenda. Na feira livre onde a raiz de mandioca de peso e tamanho fora do comum foi motivo de muitas fotos e comentários na pequena cidade, à matriarca da família comercializa os produtos produzidos na fazenda e os famosos bolos de mandioca confeccionados por ela.

Lembranças nas fotos, porque a mandioca não vai ficar de recordação, já que será ralada que é a matéria prima dos bolos e massa puba, uns dos principais itens da produção da família, que vive próximo à comunidade itagimiriense.

Sidelmo, assim como a família, esperam que o solo fértil da região possa trazer outras surpresas positivas.

Cultura da mandioca

A mandioca, aliás, é o item da agricultura muito produzido no município de Itagimirim. O produto é usado principalmente para fazer a farinha regional, envolvendo comunidades inteiras no beneficiamento da raiz, principalmente no distrito itagimiriense de União Baiana.

Imagem: Reprodução

O cultivo é considerado de um ciclo longo. Após o talo “maniva” será plantada na terra, em média entre 7 meses e até 2 anos, a mandioca pode ser colhida. O que indica o melhor momento é o diâmetro da raiz.

“Já aconteceu outro fenômeno com um pepino na cidade”

Imagem: Arquivo ItapebiAcontece

Dona Beatriz Rodrigues, na época com 54 anos, colheu um pepino gigante, com aproximadamente 45 cm e 8,9 kg.

No mês de maio de 2011, numa sexta-feira 13 no mesmo município, na zona urbana, a comerciante da cidade, Dona Beatriz Rodrigues, na época com 54 anos, colheu um pepino gigante, com aproximadamente 45 cm e 8,9 kg.

O mais curioso é que o fruto foi plantado no quintal da casa de Dona Beatriz, na região urbana do município e segundo ela não recebeu nenhum fertilizante, só água e cuidados básicos.

Na foto acima, dona Beatriz Rodrigues expõe o pepino de aproximadamente 45 cm e 8,9 kg

 

ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Abril de 2024 12h04

Itapebi se prepara para o "Dia D" da vacinação contra a gripe neste sábado!

Imunização contra a influenza em foco para proteger os grupos prioritários.

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)