
Agricultor colhe mandioca gigante com uma raiz de quase 20 quilos no Sul da Bahia
Descoberta surpreendeu família de produtores rurais. “Apesar da novidade, a mandioca será “ralada” e transformada em bolo e massa puba” para vender na feira livre de Itagimirim.

Twitter: @arnaldofenix
Imagens: Acervo pessoal / ItapebiAcontece
O que era para ser mais um dia normal no campo tornou-se uma descoberta surpreendente para o agricultor Sidelmo Oliveira dos Santos, de 47 anos, morador da Zona Rural de Itagimirim no extremo sul baiano.
A plantação é da família há algum tempo e nunca tinha dado resultado em uma mandioca tão grande: quase um metro e meio de comprimento e 19,840 quilogramas.
A colheita ocorrida nesta sexta-feira (26), surpreendeu a todos pelo tamanho e também pela raiz grossa. Os registros ficaram apenas nas fotos, que mostram a imensidão da mandioca que foi levada para a feira livre da cidade de Itagimirim que fica a 12 quilômetros da fazenda. Na feira livre onde a raiz de mandioca de peso e tamanho fora do comum foi motivo de muitas fotos e comentários na pequena cidade, à matriarca da família comercializa os produtos produzidos na fazenda e os famosos bolos de mandioca confeccionados por ela.
Lembranças nas fotos, porque a mandioca não vai ficar de recordação, já que será ralada que é a matéria prima dos bolos e massa puba, uns dos principais itens da produção da família, que vive próximo à comunidade itagimiriense.
Sidelmo, assim como a família, esperam que o solo fértil da região possa trazer outras surpresas positivas.
Cultura da mandioca
A mandioca, aliás, é o item da agricultura muito produzido no município de Itagimirim. O produto é usado principalmente para fazer a farinha regional, envolvendo comunidades inteiras no beneficiamento da raiz, principalmente no distrito itagimiriense de União Baiana.
Imagem: Reprodução
O cultivo é considerado de um ciclo longo. Após o talo “maniva” será plantada na terra, em média entre 7 meses e até 2 anos, a mandioca pode ser colhida. O que indica o melhor momento é o diâmetro da raiz.
“Já aconteceu outro fenômeno com um pepino na cidade”
Imagem: Arquivo ItapebiAcontece
Dona Beatriz Rodrigues, na época com 54 anos, colheu um pepino gigante, com aproximadamente 45 cm e 8,9 kg.
No mês de maio de 2011, numa sexta-feira 13 no mesmo município, na zona urbana, a comerciante da cidade, Dona Beatriz Rodrigues, na época com 54 anos, colheu um pepino gigante, com aproximadamente 45 cm e 8,9 kg.
O mais curioso é que o fruto foi plantado no quintal da casa de Dona Beatriz, na região urbana do município e segundo ela não recebeu nenhum fertilizante, só água e cuidados básicos.
Na foto acima, dona Beatriz Rodrigues expõe o pepino de aproximadamente 45 cm e 8,9 kg
ItapebiAcontece
Envie um comentário:
Comentários


Eunápolis; três suspeitos morrem após troca de tiros com a PM
Homens estariam em veículo roubado quando começaram tiroteio com a polícia
