Bahia está entre os estados apontados pelo Ministério da Saúde que podem ter surto de dengue este ano

Saúde
15 de Janeiro de 2020 08h01

No ano passado, a Bahia já registrou um crescimento de 658,3% no número de casos de dengue registrados no estado de 30 de de dezembro de 2018 a 8 de novembro de 2019.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Divulgação

 

A Bahia pode ter um surto de dengue a partir de março deste ano. Todos os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter uma intensa proliferação da doença, afirmou o Ministério da Saúde ao portal G1. 

De acordo com o órgão, a dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo. “Os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said.

No ano passado, a Bahia já registrou um crescimento de 658,3% no número de casos de dengue registrados no estado de 30 de de dezembro de 2018 a 8 de novembro de 2019. O dado é do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Enquanto em 2018 foram registrados 8.647 casos prováveis da doença, em 2019 já foram notificados 65.574.

Além disso, 80 notificações de óbito estão relacionadas à doença.  

A dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus: o sorotipo 1, 2, 3 e 4, todos em circulação no Brasil.

A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo país de tempos em tempos. Os surtos de dengue costumam ocorrer, segundo Said, quando há mudança na circulação do tipo de vírus.

Além da dinâmica de circulação dos sorotipos do vírus da dengue, ele alerta que o surto da doença também está relacionado a fatores ambientais. "Estamos em um momento propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue [Aedes aegypti]: altas temperaturas e chuvas intensas".
Zika e chikungunya

Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. "Mas temos a confirmação laboratorial de que o vírus do zika está em circulação por todos os estados do país, menos o Acre. Por isso, ainda há alerta de infecção para as gestantes", informa Said.

 

ItapebiAcontece / BNews

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Janeiro de 2020 11h01

Fuvest divulga aprovados no vestibular da USP; veja a lista

O exame foi aplicado em 24 de novembro (primeira fase) e em 5 e 6 de janeiro (segunda fase)

24 de Janeiro de 2020 10h01

Bandidos armados invadem fazenda, fazem reféns e roubam objetos

Roubo aconteceu por volta do meio-dia desta quinta-feira (23) em uma fazenda na zona rural de Várzea Grande; nenhum suspeito foi preso

24 de Janeiro de 2020 10h01

Regina Duarte tem dívida de R$ 319,6 mil com a Lei Rouanet

Regina conseguiu três financiamentos com base no benefício, que somaram R$ 1,4 milhão