BAHIA PAUTA PREVENÇÃO À MONILÍASE DO CACAU EM REUNIÃO NACIONAL

Geral
26 de Fevereiro de 2012 09h02

“Não queremos que uma praga como esta, que se mostra mais drástica que a vassoura-de-bruxa, possa causar um novo dano social”.

 

 

A prevenção da monília ou monilíase do cacau (enfermidade do cacaueiro causada por um fungo) entrou na pauta da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), nesta terça-feira, 28, em Porto Velho (RO). O assunto foi levantado pelo o secretário da Agricultura da Bahia e presidente do Conseagri, Eduardo Salles.

Apesar de não representar ameaça imediata à Bahia, maior produtor de cacau do Brasil, a Secretaria da Agricultura, via Agência de Defesa Agropecuária (Adab), e o Ministério da Agricultura (Mapa), via Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), querem prevenir a entrada da praga, que assola países produtores de cacau da América Latina e que fazem fronteira com os estados do Norte do Brasil.

 

“Não queremos que uma praga como esta, que se mostra mais drástica que a vassoura-de-bruxa, possa causar um novo dano social a uma das regiões agropecuárias mais importantes do estado. Não temos a ilusão que a Bahia consiga barrar definitivamente a chegada da monilíase, mas queremos atrasar esse processo ao máximo até que a pesquisa agropecuária possa encontrar meios para desenvolver a tecnologia de combate”, explicou o secretário.

 

Redação Itapebiacontece com informações Fonte&Mercado

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas