BAIANOS DE ITAPEBI E SALVADOR FALAM AO ITAPEBIACONTECE SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TEREM SIDOS CONTAMINADOS PELO COVID-19

Gente
13 de Junho de 2020 21h06

Conheça relatos de baianos contaminados pelo Covid-19 (coronavírus), e como se recuperaram e estão se recuperando do coronavírus; dois deles da pequena Itapebi

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagens: Reprodução

Bahia registra 35.788 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,14% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.279 pessoas recuperadas, 1.069 óbitos e 19.440 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 352 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,6%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram tajuípe (9.467,57), Ipiaú (8.806,92), São José da Vitória (8.485,06), Uruçuca (7.797,65) e Salvador (6.853,98).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 50.969 casos descartados e 100.211 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (13).

Na Bahia, 5.093 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Leia abaixo o relato de três famílias de sobreviventes, uma de Salvador Bahia e outras duas, a de um paciente homem de 68 anos e a professora de 38 anos que ainda se recupera e são da pequena cidade de Itapebi, (10.300 habitantes) no extremo sul baiano, sobre suas experiências de adoecer e se recuperar e estar se recuperando.

 Roberto Emídio de Almeida Dantas “Bel”, empresário na capital baiana é casado com Michelle Santana e tem três filhos  “G” de 14 anos, “B” de 10  e a caçulinha “F” de 3 anos. Em Itapebi a professora Priscilla Barbosa que vive com seu casal de filhos e outro paciente do sexo masculino de 68 anos que vive com a esposa e que prefere ficar no anonimato.

Roberto Emídio de Almeida Dantas “Bel”

Imagens: ItapebiAcontece

 

Como eu e minha família vencemos o COVID.

“É com alegria que relato aos amigos, como saímos vivos do contágio do CORONAVÍRUS..Digo ALEGRIA, porque  nunca deixei de acreditar num Deus de magnitude que tudo pode, obrigado senhor... Pois bem: quando começaram as notícias do COVID-19, resolvi fazer um xarope caseiro, conhecido aqui no nordeste como “LAMBEDOR”. Sem a menor pretensão de cura, mas com a certeza de uma imunidade nas alturas. Não me cansei de tomar e dar aos meus filhos, pois sabia que o contágio seria inevitável, fiquei bravo e briguei quando os meninos não tomavam. Parece que DEUS usou minhas palavras pra dá o LIVRAMENTO a toda minha família. Tive medo, sim, muito. Via meus filhos contaminados e questionava ao todo poderoso Deus: "senhor vais permitir que carregue o desespero de ter matado meus filhos? E Deus "calado" me deu forças e resignação, aumentando a minha fé e acreditando naquela revelação. Por isso, hoje, falo da ALEGRIA de ter vencido essa PESTE mortal, porém, DEUS É VIDA.  Esse foi o depoimento ao ItapebiAcontece do Senhor Roberto Emídio de Almeida Dantas (Bel).

“Lambedor” Xarope – (Que Bel se referiu em seu depoimento), Veja abaixo a receita;

 

Maria preta, pitanga, alho, cebola, poejo, hortelã, hortelã grosso, gengibre, beterraba, banana d'água verde, cactos, eucaliptos, mastruz, transagem.

 

O depoimento de Priscila Barbosa - (Professora Priscila)

‘Como eu fui contaminada em minha casa’.

 

“Pessoal, não recebam ninguém em casa, nem sua vizinha, nem amigos”. “Caso você tenha chegado de viagem, se afaste das pessoas, se você teve febre, perdeu o paladar e olfato, admita que você possa está infectado e vai passar o vírus para as pessoas. Não é feio ser infectado, feio é omitir a verdade, podem custar vidas inocentes. Não seja negligente, a doença pode acometer qualquer pessoa. Só se cuidem e cuide dos outros. Vamos ficar bem”.

“Olha Arnaldo eu fui contaminada na minha casa, eu abrir o portão da minha casa, a pessoa entrou, conversou comigo, com meus filhos C. 12 e N. 9”. “Ela não sabia que estava infectada, mas o irresponsável que estava em sua casa estava com febre, doente. E mesmo assim, não preservou a vida de ninguém”. “Vamos ser mais responsáveis, ninguém está imune, mas podemos proteger a vida das outras pessoas”. “Parabéns a saúde de Itapebi, a equipe que está à frente desta missão, que é salvar vidas. Vocês são anjos da vida”. Concluiu por telefone a reportagem do ItapebiAcontece a Professora Priscilla.

 

Um dos infectados em Itapebi e que é do grupo de Risco (A) 68 anos depõe como foi contaminado pelo Covid-19 (Coronavírus).

 

 “Amigos, acometido pelo covid-19 através do contato com uma pessoa amiga, tive os primeiros sintomas no domingo passado, dia 07 de junho, com dores na garganta, febril e diarreia.

Sou uma pessoa tranquila, mas lhes confesso que fiquei nervoso, porém assimilei o impacto. Minha esposa tinha em casa (Azitromicina) e me fez tomar um comprimido.

De imediato me mudei para um quarto em nossa casa, onde me isolei.

Confesso-lhes que a sensação não é fácil. Fatos contínuos comunicaram-me com a Vigilância sanitária municipal, onde fui visitado de imediato e me foi explicado e orientado o protocolo a ser seguido.

Foi realizada a coleta para diagnóstico PCR, através do LACEN, onde apresentou resultado positivo para Covid-19. A equipe da Vigilância sanitária foi muito competente. E o cidadão de 68 anos que vive em Itapebi há muitos anos inclusive ligado a politica, disse ao ItapebiAcontece por telefone que se sente bem e que está se recuperando melhor.

Fica com Deus! Concluiu.

 

Por Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país

25 de Abril de 2024 08h04

Jovens brilham, e Palmeiras vence Del Valle com virada no último lance

Luis Guilherme marcou o gol da vitória na altitude aos 51 minutos do segundo tempo