Bolsonaro completa 1 semana internado em SP: o que se sabe sobre a saúde do ex-presidente

Ex-presidente
14 de Maio de 2024 12h05

Ex-presidente apresentou quadro de erisipela e desidratação durante uma viagem a Manaus

Twitter: @arnaldofenix

Imagens: Redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa nesta segunda-feira (13) uma semana internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Bolsonaro está com um quadro de erisipela. Ele foi diagnosticado durante uma viagem a Manaus.

O ex-chefe do Executivo está sendo atendido pelo cirurgião Antonio Luiz de Macedo, médico que o acompanha desde que levou uma facada, em 2018, em meio à companha eleitoral.

Veja, a seguir, o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente.

Qual é o quadro de Bolsonaro?

Em 4 de maio, durante evento do PL Mulher do Amazonas, Bolsonaro discursou com o braço enfaixado e disse que, além da erisipela, estava com desidratação. No dia, ele passou pelo hospital e recebeu alta.

“Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, disse na ocasião.

De acordo com pessoas próximas a Bolsonaro ouvidas pela CNN, ele apresentou quadro de desidratação antes mesmo de viajar para Manaus.

Entretanto, em 5 de maio, o ex-presidente foi internado no hospital Santa Júlia, na capital amazonense. No mesmo dia, ele postou nas redes sociais que ainda não tinha previsão de alta.

Por que Bolsonaro foi transferido para São Paulo?

Após a internação em Manaus, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, anunciou que ele seria transferido para Brasília.

O destino mudou após um quadro de desconforto abdominal que surgiu na madrugada de 6 de maio, que fez Bolsonaro optar pela ida a São Paulo.

Ele chegou ao Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, por volta das 20h do mesmo dia e desceu da ambulância de cadeira de rodas.

Como foram os dias de Bolsonaro no hospital?

Após sua primeira noite no hospital, foi divulgado um boletim médico em 7 de maio informando que Bolsonaro estava com o quadro estável e apresentava “boa resposta clínica ao tratamento”. Na ocasião, ele também não apresentava febre e estava recebendo antibióticos e medidas de prevenção de trombose venosa.

No dia seguinte, o ex-presidente publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que sua questão de saúde estava “sob controle”. Ele ainda dizia que estava bem e que “brevemente voltará às atividades”.

Nesta segunda, o boletim médico mais recente explicava que Bolsonaro “evolui clinicamente estável, sem febre e com melhora gradativa do quadro infeccioso”. Ainda não há previsão de alta.

O que é a erisipela?

Doença inflamatória que atinge a pele, a erisipela pode afetar o tecido celular adiposo (camada de gordura da pele). Ela é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos e acomete, principalmente, os membros inferiores, como perna e pés, sendo mais comum na população idosa e em pessoas com diabetes ou obesidade.

Na infecção, a bactéria Estreptococo penetra na pele através de ferimentos, picadas de insetos, úlceras ou frieiras (um tipo de micose) e se propaga pelos vasos linfáticos.

No entanto, outros tipos de bactérias também podem causar a erisipela, como a Staphylococcus aureus. Segundo o Ministério da Saúde, essa não é uma doença contagiosa.

Quais são os sintomas da erisipela?

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), os sintomas iniciais da erisipela incluem mal-estar, fadiga, calafrios, febre, náuseas e vômitos, e surgem antes dos sinais na pele.

Em seguida, a doença pode causar sintomas como:

  • Inchaço no membro infectado;
  • Vermelhidão;
  • Dor;
  • Aumento da temperatura no local afetado.

Em casos mais graves, podem surgir bolhas e feridas de necrose, com a mor

Por CNN

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro

18 de Maio de 2024 11h05

Fim da linha? Como fica a situação de Gabigol no Flamengo

Atacante foi multado e teve a camisa 10 retirada como punição pela foto que viralizou vestindo o uniforme do Corinthians

18 de Maio de 2024 11h05

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Levantamento deve subsidiar obras previstas para o Novo PAC