Bolsonaro demite secretário que usou avião da FAB para viagem: 'inadmissível'

Brasil
28 de Janeiro de 2020 13h01

Ele usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, até a Índia, o que o presidente considerou "inadmissível".

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, após ele utilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para voo particular, quando embarcou do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, para a Índia.

Ele é o substituto de Onyx Lorenzoni durante as férias e optou pelo voo particular, no dia 21 de janeiro, para se juntar à comitiva presidencial, enquanto os demais ministros viajaram  por companhias aéreas comerciais. Todos os deslocamentos foram feitos em um jato Legacy, da Aeronáutica.

O governo, no entanto, não informou o custo da viagem, mas, de acordo com oficiais da FAB ouvidos pelo jornal Estadão, um deslocamento deste tipo não sai por menos de R$ 740 mil. 

Vicente Santini viajou acompanhado de mais duas servidoras, a secretária do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), Martha Seillier, e a assessora internacional do PPI, a diplomata Bertha Gadelha.

Ao classificar o episódio como “abuso” e “inaceitável”, Jair Bolsonaro vai pedir a auxiliares que revisem as regras de uso de aviões da FAB. De acordo com o Diário Oficial da União, a viagem de Santini foi autorizada pelo presidente "com ônus", mas o decreto não fala em autorização para solicitar voos da FAB.

O que diz a Casa Civil
Ao ser questionada, a Casa Civil afirmou que "a solicitação cumpriu todos os requisitos previstos na legislação vigente". "Por uma questão de agenda, o secretário Santini participou da reunião do Conselho de Governo na terça-feira (21) e embarcou para Davos às 14h, chegando justo a tempo de participar de compromissos assumidos naquela cidade", afirmou. A FAB também declarou que o pedido cumpriu os requisitos legais.

 

ItapebiAcontece / Estadão Conteúdo

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas

27 de Março de 2024 17h03

Raul Gil anuncia aposentadoria e saída do SBT, aos 86 anos

As informações são do colunista Zean Bravo, do jornal carioca Extra