Carnaval em São Paulo terá blocos tradicionais, além de Iza, Gretchen, Michel Teló e mais; confira destaques

CARNAVAL
09 de Fevereiro de 2024 12h02

Seguindo a tradição, bloco afro Ilú Obá De Min inaugura os cortejos nesta sexta (9) com homenagem a Marielle e família

Twitter: @arnaldofenix

Imagens: Reprodução

Depois de um fim de semana de pré-carnaval com dezenas de blocos pelas ruas, a cidade de São Paulo se prepara para cinco dias de festa. Segundo a agenda oficial da prefeitura, são pelo menos 260 apresentações de blocos até a terça-feira de carnaval (13).

As ruas começam a ser ocupadas já na noite desta sexta-feira (9), com o bloco afro Ilú Obá de Min, composto em sua maioria por mulheres pretas, que mais uma vez abre o carnaval de rua de São Paulo. O cortejo parte às 19h, da Praça da República, no Centro.

Neste ano, o Ilú homenageia a vereadora carioca Marielle Franco e a família dela, com o enredo "Irúgbìn: Família Franco - Marielle". O bloco volta a desfilar na segunda-feira de carnaval (11), às 14h, na Rua Conselheiro Brotero, 195, em cortejo que vai percorrer a região de Barra Funda e Campos Elíseos até o Armazém do Campo.

Sábado

No sábado de carnaval (10), os blocos tomam as ruas da cidade durante todo o dia. De manhã, o Castelo Rá-Tim-Bloco homenageia o famoso programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. A festa, para pessoas de todas as idades, começa já às 9h, na rua Padre João Gonçalves, em Pinheiros.

Na região do M'Boi Mirim, uma das opções é o Bloco Galera da Rampa, que sai às ruas do bairro de Jardim Guarujá pela sexta vez. A concentração na rua Renato da Cunha começa às 10h da manhã, e a festa deve durar até o começo da noite.

Figura carimbada no carnaval de São Paulo, o bloco Jegue Elétrico este ano fará seu cortejo na região de Pinheiros. A concentração acontece às 12h, na rua Lisboa, altura do número 534. O bloco, que sai no sábado, repete a dose no domingo, no mesmo local e horário.

Já no Centro, o MinhoQueens é uma das atrações. Tradicional bloco LGBTQIA+ de São Paulo, vai contar com show de Lia Clark. A concentração está marcada para a esquina mais famosa de São Paulo, da Ipiranga com a São João, a partir das 12h.

O dia será de megablocos com atrações que podem até surpreender os fãs de carnaval. É o caso, por exemplo, do Agrada Gregos, bloco LGBTQIA+ que receberá ninguém menos que Gretchen, Glória Groove e Banda Uó e sai no Obelisco do Ibirapuera. A concentração é às 13h.

Domingo

O circuito de megablocos junto ao Obelisco do Ibirapuera recebe o cantor sertanejo Michel Teló. O bloco Bem Sertanejo tem concentração marcada para 10h30, no domingo de carnaval. Na sequência, no mesmo local, Pabllo Vittar recebe Urias, Lia Clark e Renan Martelozzo no Bloco da Pabllo, com concentração às 12h.

Outra estrela que promete arrastar multidões no domingo de carnaval na capital paulista é a cantora Iza, que comanda o bloco Bonde Pesadão, em Santo Amaro. A concentração, na Rua Laguna, entre Rua Bragança Paulista e Rua Castro Verde, começa às 12h.

Na região central, o bloco Explode Coração homenageia que Maria Bethânia. A concentração está marcada para 13h, na Praça da República, e a convocação foi feita por ninguém menos que a própria homenageada.

Na zona leste, o Bloco da Lisa homenageia os 40 anos da música "É bom para o Moral", de Rita Cadillac, com desfile neste domingo de carnaval. A concentração está marcada para 12h, na Rua Catarina Braida, 232, Mooca.

Um dos blocos mais tradicionais da zona sul da capital paulista, o Arrastão da Vila Guarani completa 40 anos em 2024, e promete um desfile histórico. Os foliões se concentram a partir das 14h, na avenida Diederichsen.

Segunda-feira

A manhã de segunda-feira de carnaval tem O Espetacular Bloco da Charanga do França, que surgiu em 2013 e cresceu a ponto de se tornar uma das referências da festa na capital paulista. A concentração começa cedo: às 9h, na rua Imaculada Conceição, 134, Vila Buarque – junto ao Conceição Discos.

Um dos maiores blocos de rua de São Paulo, o Vou de Táxi sai no Obelisco do Ibirapuera na segunda-feira de carnaval, com concentração às 10h. A banda que puxa o bloco surgiu como homenagem à famosa música da cantora e apresentadora Angélica, e toca músicas que prometem reviver a alegria e as boas lembranças da infância.

O bloco Forrozin, no centro, promete uma homenagem à cultura nordestina. Comandado por Mariana Aydar, o bloco terá Tato do Falamansa, Mestrinho, Bella Raiane, Cosme Vieira e Abner Lima como convidados. A concentração começa às 11h, na esquina da avenida Ipiranga com a São João.

Na zona norte, a segunda-feira de carnaval terá o bloco Donos da Percussão, que abre a festa às 13h na Praça Centenário, na Casa Verde. Além de músicas tradicionais de carnaval, haverá oficina de percussão e aula de danças africanas. 

A região do Morumbi terá uma opção para as crianças. O bloco Saad sai pelo segundo ano consecutivo e terá samba ao vivo e muitas atrações para os pequenos. A concentração começa às 12h, na avenida Jorge João Saad, 377.

Terça-feira

No último dia do carnaval, o Obelisco do Ibirapuera receberá a versão paulistana do Galo da Madrugada, bloco recifense que se intitula "o maior bloco de carnaval do mundo", e que neste ano faz uma homenagem ao "rei do brega", Reginaldo Rossi. A concentração é às 9h.

A esquina da Ipiranga com a São João, no Centro, recebe o Bloco Pagu, que concentra às 11h. Composto por uma bateria 100% feminina, o bloco canta e homenageia grandes nomes da nossa música, como Alcione, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Rita Lee e Elis Regina, além de estrangeiras como Beyoncé e Aretha Franklin.

A funkeira Pocah vai puxar um trio elétrico pela primeira vez, com o Bloco da Pocah, que recebe convidados e desfila pela região da Barra Funda na terça-feira de carnaval. A concentração acontece na avenida Marquês de São Vicente, 230, a partir das 13h.

Com mais de 30 anos de tradição, o Bloco Império do Morro faz seu desfile nesta terça-feira de carnaval na região do Jardim Monte Azul, zona sul da capital. A concentração está marcada para 13h30, na rua Inácio Dias de Oliveira.

ItapebiAcontece - BDF Edição: Thalita Pires

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

22 de Junho de 2024 16h06

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência

Conceito paisagístico faz enchente deixar de ser ameaça

22 de Junho de 2024 13h06

Palmeiras vende Estêvão ao Chelsea em operação que pode chegar a R$ 358 milhões

Assinou! Verdão formaliza transferência que estava com termos acertados desde maio e pode chegar a 61,5 milhões de euros, incluindo metas; garoto só vai após Mundial de 2025

22 de Junho de 2024 12h06

Cantor de seresta Silfarley é preso após show na Bahia

A prisão ocorreu por volta das 0h30, imediatamente após o cantor deixar o palco