
Cidade de São Paulo tem terceira deflação seguida em agosto, diz Fipe
Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, fechou o mês de agosto em queda de 0,2%, segundo a Fipe

Twitter: @arnaldofenix
Imagens: Reprodução
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, fechou o mês de agosto em queda de 0,2%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4/9) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em julho, o IPC-Fipe já havia registrado deflação, com queda de 0,14%. Foi o terceiro mês seguido de queda do índice.
Deflação é a queda média de preços de produtos e serviços, que ocorre de forma contínua. Trata-se de uma “inflação negativa” – ou seja, abaixo de zero.
O resultado de agosto veio acima das estimativas do mercado. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções dos analistas, estimava uma deflação maior na capital paulista, de 0,37%.
No acumulado do ano, até agosto, a inflação acumulada medida pela Fipe na cidade de São Paulo é de 1,71%. No período de 12 meses, o índice está em 3,33%.
Neste mês, quatro dos sete componentes do IPC-Fipe registraram desaceleração, passaram a recuar ou caíram em ritmo mais acentuado: habitação (de 0,1% em julho para -0,2% em agosto), transportes (de 0,33% para 0,31%), despesas pessoais (de 0,07% para -0,13%) e educação (de 0,25% para 0,13%).
Em agosto, segundo a Fipe, houve aceleração ou recuos menores em alimentação (de -1,1% para -1,03%), saúde (de 0,48% para 0,82%) e vestuário (de 0,11% para 0,53%).
ItapebiAcontece - Agência Metrópoles
Envie um comentário:
Comentários


Eunápolis; três suspeitos morrem após troca de tiros com a PM
Homens estariam em veículo roubado quando começaram tiroteio com a polícia
