COMEÇA A CONTAR DE SÁBADO PRAZO DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

Geral
05 de Abril de 2012 17h04

De acordo com o calendário eleitoral elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazos para desincompatibilização que devem ser obedecidos pelos candidatos variam, em regra, de três a seis meses.

 

Termina sábado, 7, o prazo para que secretários estaduais e municipais ou magistrados e defensores públicos que pretendam concorrer a vereador nas eleições de outubro deixem os cargos. A legislação eleitoral determina que os detentores desses cargos tenham que deixar suas funções seis meses antes das eleições.

Já os que forem candidatos a prefeito que detêm cargos públicos terão até 7 de junho – quatro meses antes das eleições – para deixá-los. Quem descumprir os prazos estabelecidos na Lei nº 64/90, estará automaticamente fora da disputa nas eleições de 2012.

De acordo com o calendário eleitoral elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazos para desincompatibilização que devem ser obedecidos pelos candidatos variam, em regra, de três a seis meses.

 

A Constituição Federal, por sua vez, estabelece que são inelegíveis cônjuges de prefeitos, além de parentes consanguíneos ou afins até segundo grau ou adotados. A regra vale aos substitutos dos prefeitos que assumiram o cargo até seis meses antes das eleições.

Os servidores públicos que entrarem na disputa pelo comando do Executivo municipal têm até 7 de julho – três meses antes das eleições – para deixarem suas funções. Caso contrário se tornarã automaticamente inelegíveis. A regra vale para funcionários públicos estatutários ou regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 12h04

Entenda o que vai causar a nova onda de calor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país

Esta nova onda de calor que atinge a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país nesta última semana de abril está relacionada a atuação de um sistema de alta pressão na média atmosfera.

24 de Abril de 2024 11h04

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

Culturas tradicionais tornam-se raras com estiagens e chuvas intensas

24 de Abril de 2024 09h04

Polícia Civil conclui inquérito contra autor de homicídio praticado no sábado 13 de abril em Itapebi

A Polícia Civil, através do delegado de Itapebi, Bel. Hermano Costa, conclui nesta terça-feira (23.04), o inquérito policial apurou o crime de homicídio por motivo fútil.