Conheça cinco curiosidades sobre o Dia de Finados

Geral
02 de Novembro de 2019 09h11

Criada para homenagear os entes queridos que já faleceram e celebrada desde a Idade Média, o Dia de Finados é celebrado, inclusive, por outras religiões. 

Twitter: @ItapebiAcontece


Foto: Divulgação

 

1. O Dia de Finados é celebrado pela igreja católica, com preces para as pessoas que já se foram. Esta data é feriado nacional em várias partes do mundo, para que as pessoas se dediquem, exclusivamente, a seus entes queridos. A palavra finado significa “aquele que se finou”, ou seja, teve o seu fim, acabou, foi extinto.

2. No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam a ideia de relacionamento com mortos. Nessa época, eles pensavam que as almas simplesmente adormeciam, até o momento do julgamento final. Acredita-se que a tradição do feriado tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos.

3. O costume de rezar pelos mortos foi introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais executados ao longo do tempo) na Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

4. Em cada lugar do mundo a tradição é passada de uma maneira. No Brasil, o Dia de Finados é uma data triste, afinal, as pessoas lembram de seus entes e sentem saudades. Já no México, é diferente: os mexicanos realizam festas com muitos banquetes, pois acreditam que nesse dia as almas de seus entes voltariam para fazer uma visita a seus familiares e amigos.

5. As flores mais utilizadas na data são as conhecidas do campo: Margaridas e crisântemos. Além de que as cores e os tipos também são diferenciados de acordo com a cultura. Aos orientais, por exemplo, é essencial descartar plantas com espinhos, pois, não são bem aceitas pela família.

 

ItapebiAcontece / Revide

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)

18 de Abril de 2024 10h04

Faixa etária para vacinação da Dengue é ampliada na Bahia

Cobertura passa a incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos; O município de Itapebi não recebeu as doses da vacina contra a dengue.

18 de Abril de 2024 09h04

OMS alerta que transmissão da gripe aviária ao ser humano é uma 'enorme preocupação'

A principal inquietação é que o vírus H5N1, que tem "uma taxa de mortalidade extraordinariamente elevada"