Conselho do Turismo encaminha carta ao Ministério da Saúde exigindo monitoramento de passageiros no aeroporto de Salvador

PANDEMIA
17 de Março de 2020 10h03

De acordo com o Comtur, a ausência de representantes da saúde no aeroporto da capital é uma demanda já apresentada pelos próprios passageiros, além da empresa concessionária.

Imagem: Reprodução

O Conselho Municipal de Turismo de Salvador (Comtur) enviará uma carta ao Ministério da Saúde solicitando a tomada de medidas emergenciais em combate ao coronavírus em Salvador.

A triagem, colhimento de informações e o monitoramento de passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador é uma das providências solicitadas pelo Conselho. De acordo com o Comtur, a ausência de representantes da saúde no aeroporto da capital é uma demanda já apresentada pelos próprios passageiros, além da empresa concessionária. A medida deve ser determinada pelo Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Três ações imediatas foram sugeridas pelo Comtur após a reunião: maior controle nos portões de entrada do país (como aeroportos e portos); medidas para mitigar o impacto financeiro nas empresas; além da necessidade de uma estratégia de comunicação associada ao turismo.

O Conselho Municipal de Turismo de Salvador é formado por 10 setores privados do turismo, além de representantes do setor público. Um representante da Vinci Airports, administradora do Aeroporto Internacional de Salvador, um da Socicam, administradora do Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB), e outro da GL Events, concessionária do Centro de Convenções de Salvador, também estavam na reunião.

"A carta elaborada da reunião também será levada ao prefeito de Salvador, ACM Neto, e ao governador do estado da Bahia, Rui Costa, para que eles possam também incorporar esse encaminhamento dentro de suas relações institucionais e políticas", afirmou o presidente do Comtur e secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

Dentre as preocupações dos representantes do turismo estavam, por exemplo, o impacto financeiro das medidas de isolamento social, tanto imediato, quanto para os próximos meses. A queda no número de reservas em meios de hospedagem da capital foi de cerca de 30% na semana passada. A movimentação em bares e restaurantes atingiu uma queda de 50%.

O documento está sendo elaborado em conjunto nesta segunda-feira (16) e deve ser encaminhado aos poderes públicos até a próxima quarta-feira (18).

ItapebiAcontece com BNews

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.