Dilma fala a Veja e Itapebiacontece antecipa

Geral
25 de Março de 2012 09h03

... “O Brasil fará a melhor de todas as Copas do Mundo. Querem apostar comigo?”

 

 

 

Neste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff concedeu uma importante entrevista à revista Veja, falou por duas horas ao diretor Eurípedes Alcântara e aos redatores-chefe Thais Oyama, Policarpo Júnior e Lauro Jardim. Leia os principais pontos de sua intrevista.

Sobre a crise internacional

“O Brasil está em uma situação agora em que podemos dizer aos países ricos que não queremos o dinheiro deles. Eu disse isso com toda a clareza à chanceler Angela Merkel durante a minha visita à Alemanha.”

Sobre a guerra cambial

“E o que fazem os investidores? Ora, eles tomam empréstimos a juros baixíssimos, em alguns casos até negativos, nos países europeus e correm para o Brasil para aproveitar o que os especialistas chamam de arbitragem. Eles ganham à nossa custa. Então o Brasil não pode ficar paralisado diante disso.”

Sobre o protecionismo

“O protecionismo é uma maneira permanente de ver o mundo como hostil, o que leva ao fechamento da economia. Isso não faremos. Já foi tentado no Brasil com consequências desastrosas para o nosso desenvolvimento.”

Sobre a taxa de investimentos

“O governo vai investir e criar o ambiente de negócios para que isso ocorra. Os empresários terão de fazer a parte deles, aproveitar as oportunidades, assumir riscos e deixar aflorar aquilo que Keynes chamava de espírito animal da livre iniciativa.”

Sobre a corrupção

“Nós temos de ser o mais avesso possível aos malfeitos. Não vou transigir. É bom ficar claro que isso não quer dizer que todos os ministros que deixaram o governo estivessem envolvidos com alguma irregularidade.”

 

 

 

Sobre a expressão faxina ética

“Parece preconceituoso. Se o presidente fosse um homem, vocês falariam em faxina?”

Sobre a crise com o Congresso

“A tensão é inerente ao presidencialismo de coalizão com base partidária. No governo passado, perdemos a votação da CPMF, e o céu não caiu sobre a nossa cabeça.”

Sobre a comparação com Collor, que desprezou o Congresso

“O que é preciso ter em mente é que as grandes crises institucionais no Brasil ocorreram não por questiúnculas, pequenas discordâncias entre o Executivo e o Legislativo. As grandes crises institucionais se originaram da perda de legitimidade do governante.”

Sobre as relações com a base

“Não gosto desse negócio de toma lá dá cá. Não gosto e não vou deixar que isso aconteça no meu governo.”

Sobre a relação com Lula

“Nós já divergimos muito no passado e continuamos não concordando em algumas coisas. Eu tenho uma profunda admiração por ele, uma profunda amizade nos une. Mas discordamos, sim. Isso é normal.”

Sobre a Copa de 2014

“O Brasil fará a melhor de todas as Copas do Mundo. Querem apostar comigo?”

Sobre a carga tributária

“Os empresários reclamaram que os impostos cobrados no Brasil inviabilizam as melhores iniciativas e impedem que eles possam competir em igualdade de condições no mundo. Eu concordo. Temos de baixar nossa carga de impostos. E vamos baixá-la.”

 Itapebiacontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.