ELEIÇÃO PARA VEREADOR; FIM DAS COLIGAÇÕES FAVORECE QUEM TEM MANDATO E MAIS DINHEIRO

Política
13 de Janeiro de 2020 11h01

O jornalista político Geraldinho Alves do Bahia40graus analisa o cenário da eleição para vereador com as novas regras.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagens: Reprodução

O fim das coligações na eleição pra vereador este ano vai favorecer muito a reeleição de vereadores com mandato e de candidatos com dinheiro pra gastar (seja oficialmente ou caixa 2).

Muitos partidos vão ser montados usando pré-candidatos novatos e fora do poder apenas como ‘escadas’ pra atingir o quociente eleitoral. Muitos sem nenhuma chance real de eleição.

Nas grandes cidades do extremo sul, como Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas e em Itapebi não será diferente os prefeituráveis terão dificuldades de montar seus times de vereadores por conta disso. É pura matemática, diagnóstico de cenário atual e histórico de desempenho nas últimas eleições.

 

A chance dos novatos

Partidos montados apenas com novatos ou políticos fora do poder têm muito mais chance de eleger candidatos estreantes ou quem está sem mandato e pretende retornar à Câmara. 

Esposas e parentes

Uma observação relevante é que vereadores com mandato que ficaram inelegíveis a partir de 2017 vão lançar parentes e cônjuges pra tentar transferir votos e manter o capital político porventura existente.

Essas candidaturas devem ser classificadas na mesma categoria de “políticos com mandatos”, afinal, cenário e recursos favorecem.

 

ItapebiAcontece Por: Bahia 40 Graus

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.