Hoje é último dia para baixar e-Título: conheça app de título de eleitor

ELEIÇÕES
01 de Outubro de 2022 11h10

Ainda não sabe como usar o aplicativo de título de eleitor no dia das eleições? Aprenda como fazer download e usar e-Título

Twitter: @arnaldofenix

e-Título, aplicativo criado em 2018 pela Justiça Eleitoral, está disponível para download gratuito nas versões para Android ou iOS, mas só é possível baixá-lo até este sábado (1°), véspera do dia das votações de primeiro turno.

Essa medida foi tomada neste ano por conta da instabilidade relatada para baixar a ferramenta nas eleições de 2020, já que muita gente deixou para a última hora. 

Ele ainda tem suscitado algumas dúvidas. Sim, ele pode ser usado como substituto do título de eleitor em papel! Mas tem uma condição para isso: é preciso ter realizado o cadastramento biométrico. 

Você pode checar se embaixo da sua foto, no app, consta “Eleitor/eleitora com biometria coletada”. Se sim, está tudo certo, e você está dispensado da apresentação do documento com foto. Se você não fez o cadastramento biométrico, porém, será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto junto ao e-Título, por onde será feita a leitura do QR code.

Neste domingo (2), o app já estará indisponível para download, mas volta a poder ser baixado na segunda-feira (3) até o dia 29 de outubro, véspera do segundo turno. Mais uma vez, não será permitido fazer isso na votação do segundo turno das eleições, programada para 30 de outubro.

Funcionalidades do app E-Título

Além de servir como substituto do título impresso, são várias as ferramentas do app. Quando você abre sua página inicial, na seção “e-Título” deve constar o seu nome, foto, data de nascimento, zona e seção de votação, município/UF e filiação (nome da mãe e do pai), com o QR code de validação dos dados, que atestam a autenticidade do documento. 

Na aba inferior, ainda constam as seções “Onde Votar”, “Notificações” e “Mais opções”. Neste último, você poderá ter acesso a um leque de serviços sem precisar ir ao cartório, como emissão da certidão de quitação eleitoral, emissão da certidão de “nada consta” criminal eleitoral, justificativa de ausência e pagamento de multas, entre outros. 

Já na parte superior esquerda, onde há três linhas horizontais uma embaixo da outra, você encontrará links que redirecionam para o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tira-Dúvidas do TSE no Whatsapp, canal do TSE no Telegram, uma série de vídeos que mostra como funciona a urna eletrônica, e ainda a página “Fato ou Boato”, do TSE, que esclarece informações falsas. 

Como baixar

Para baixar o e-Título, é muito simples. Acompanhe: 

  • Acesse a sua loja de aplicativos, no seu smartphone, digitar “e-Título” na busca e clicar na opção “Obter” ou “Instalar”;
  • Depois de baixado, abra o app, concorde com os termos de uso e preencha suas informações, como nome, CPF, nome da mãe etc;
  • Agora, clique em “Entrar no e-título” e confira suas informações pessoais, crie uma senha e ative o aplicativo. 

Uma outra opção simples de configuração é acessar a Leitura de QR Code e ler o código que fica no verso do seu título de eleitor impresso. Com isso, todos os dados são preenchidos automaticamente. A senha de acesso também pode ser substituída pela validação biométrica do celular. 

Caso o app apresente instabilidade no dia das eleições, uma opção é o eleitor imprimir seu título em casa na página “Autoatendimento ao eleitor”, no site do TSE, e levar até o local de votação.

ItapebiAcontece / Terra

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Mabel Zimmermann F
  • Comentário: Amo eu tutalo para votar Serginho

  • Nome: Mabel Zimmermann F
  • Comentário: Esse aplicativo meu título eu gosto desse aplicativo meu título que daí eu posso voltar de casa

29 de Março de 2024 09h03

Palmeiras conta com estrela de Endrick para seguir na briga pelo tri do Paulista

Não foi fácil. Jogo duro e contra um adversário que acumula boas campanhas nas competições que disputa nos últimos anos.

29 de Março de 2024 08h03

Sexta-feira Santa – O dia que os católicos celebram a paixão e a morte de Cristo

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão.

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.