IFBA chega a aprovar mais de 80% nos Vestibulares 2012

Geral
11 de Fevereiro de 2012 11h02

O esforço e dedicação dos alunos foram recompensados. Agora, além da profissão, a maioria conquistou também um espaço no disputado ensino superior em algumas das melhores universidades do país, públicas e privadas.

 

PORTO SEGURO - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Porto Seguro, acaba de formar suas primeiras turmas dos cursos técnicos em Informática e Alimentos, na modalidade Integrada.

Foram quatro anos de aprendizado de disciplinas técnicas, voltadas para o aprendizado da profissão, e propedêuticas, para a formação do ensino médio.

O esforço e dedicação dos alunos foram recompensados. Agora, além da profissão, a maioria conquistou também um espaço no disputado ensino superior em algumas das melhores universidades do país, públicas e privadas.

No curso Técnico em Informática, por exemplo, 83,3% dos alunos conquistaram vagas em universidades importantes, como a Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, além das estaduais UESB e UESC e particulares conceituadas, como a São Judas Tadeu em São Paulo.

Junto aos alunos do curso Técnico em Alimentos houve aprovações, ainda, na UFSCAR, UNIT, UNIVIX, IFBA, Pitágoras, UNIFACS, UFOP, UFC, UFMG, entre outras.

O que mais chama a atenção, além do grande índice de aprovação, é que a maioria dos alunos do IFBA Campus Porto Seguro não precisou recorrer a aulas de reforço em cursos preparatórios para vestibular (cursinhos).

É o caso de Luana Kruger Melgaço Pereira. A aluna, aprovada no curso de Sistema da Informação da UFBA se preparou para o vestibular com o conteúdo estudado durante o curso do IFBA: “Eu estudei em casa, com os cadernos dos anos anteriores aqui do IFBA e consegui passar, só com esse estudo”, comemora.

Mesmo quem buscou um preparo mais específico para o vestibular percebeu que o ensino oferecido pelo IFBA durante o aprendizado técnico contempla todo o conteúdo cobrado nos vestibulares mais disputados do país. 

A aluna Iara Passos Brandão, aprovada em Engenharia de Controle – Automação de Processo também na UFBA, chegou a fazer cursinho, mas ela afirma que o aprendizado que realmente valeu para a conquista de uma vaga na universidade foi adquirido através do IFBA: “Eu acho que mesmo se eu não tivesse feito o cursinho, eu teria condições de passar”, prevê.

Aprovado em Ciências Exatas na UFJF, Daniel Macedo Pereira comemora a conquista pessoal e a dos colegas, “isso mostra que a gente aprendeu muito aqui no colégio, absorvemos bastante conhecimento para poder passar nas universidades, e não são todos os colégios que conseguem isso”.

O Diretor Geral do IFBA Campus Porto Seguro, professor Ricardo Cunha, chama a atenção para o fato de o IFBA ser uma escola onde o ensino é público, oferecido gratuitamente e com qualidade no ensino e na formação do cidadão e onde a maioria dos professores possui formação em nível de mestrado ou doutorado. Na opinião do diretor, uma equipe capacitada é fundamental para a formação de bons profissionais. 

“Você passa a ter profissionais na área específica com capacidades e conhecimentos específicos para formar e capacitar melhor o aluno não só para o vestibular, mas também para o próprio mercado de trabalho, em se tratando de uma escola técnica”, avalia.

Ainda de acordo com o diretor Ricardo Cunha, o destaque dos alunos do IFBA Campus Porto Seguro nos vestibulares se deve a um grande e forte trabalho de equipe, partindo desde o trabalho dos professores em sala de aula até o acompanhamento pedagógico e institucional e o acompanhamento da chefia do Departamento de Ensino, além do empenho de todos os diversos setores da escola. “Isso demonstra que a escola está cumprindo o seu papel social, que é educação com qualidade”, conclui.

 

Por Comunicação/IFBA Campus Porto

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

23 de Abril de 2024 09h04

Tragédia em Itagimirim: condutor do SAMU perde a vida em acidente de moto

A comunidade de Itagimirim está em luto pela perda de Romildo Pereira Soares, de 42 anos, um dos profissionais mais queridos do Samu local.

23 de Abril de 2024 08h04

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue em 24 municípios baianos.

22 de Abril de 2024 13h04

Brasil: 524 anos de memórias, reflexões e construção de um futuro plural

O contato entre os povos indígenas e os europeus gerou um processo de miscigenação, intercâmbios e transformações que moldaram a sociedade brasileira.