Ilha do Urubu e privatização da Coelba estão comprovados, diz jornalista

Geral
03 de Março de 2012 17h03

O escritor garantiu que não sofreu ainda nenhum processo desde o lançamento do livro. "O PSDB prometeu uma avalanche de processos, mas até agora nada. Talvez, agora com o (José) Serra sendo candidato (em São Paulo), ele deve me processar para dizer nos di

 

SALVADOR - O autor do livro "A Privataria Tucana", Amaury Ribeiro Júnior, que participou nesta quinta-feira (2), em Salvador, de uma discussão sobre a publicação, reafirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que o processo de privatização da Coelba (1997) e a doação das terras da Ilha do Urubu (2006), em Porto Seguro, foi conduzido através de "esquemas de corrupção e pagamento de propina". Os dois casos são citados em sua publicação.

"No que diz respeito à Bahia, as denúncias são baseadas em documentos da CPI do Banestado. Esses documentos mostram que o homem que definiu o processo de privatização da Coelba aqui na Bahia, Ricardo Sérgio Oliveira, recebeu propina do lobista do grupo Iberdrola, vencedora do processo, Gregório Marin Preciado. O dinheiro saiu de uma casa de câmbio na Espanha e, através de uma rede de doleiros do Banestado, foi depositado em uma offshore de Ricardo Sérgio no exterior", disse. 

 

Imagens ilustrativas

Ainda segundo o jornalista, tudo isso já está comprovado. "Já se sabia que tudo isso foi conduzido com esquema de propina e corrupção, mas agora está comprovado. O homem que levou o dinheiro da Previ (Banco do Brasil), que foi fundamental para o consórcio espanhol ganhar o processo, depois ganhou dinheiro de propina. Toda essa transação contou com a participação do governo estadual, através do elo entre o partido (PFL) e o PSDB nacional, através de Ricardo Sérgio, que era sócio de José Serra", acusou. 

Em nota enviada ao site, a assessoria do ex-governador Paulo Souto (DEM) negou as acusações e acusou a obra de ser uma "tentativa de resposta política aos sucessivos episódios de desvio ético envolvendo o PT". "

No livro citado nada existe que mostre que a menor incorreção do Governo da Bahia na condução do processo, o que, aliás foi atestado pelo resultado excepcional obtido e pelos sinais de acirrada concorrência no leilão", disse. 

O escritor garantiu que não sofreu ainda nenhum processo desde o lançamento do livro. "O PSDB prometeu uma avalanche de processos, mas até agora nada. Talvez, agora com o (José) Serra sendo candidato (em São Paulo), ele deve me processar para dizer nos discursos que me processou. O livro é demolidor, já vendeu 120 mil cópias, e se fosse uma mentira não venderia tanto assim", disse.

Por Bahia Notícias

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.

24 de Abril de 2024 12h04

Entenda o que vai causar a nova onda de calor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país

Esta nova onda de calor que atinge a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país nesta última semana de abril está relacionada a atuação de um sistema de alta pressão na média atmosfera.