ITAPEBI 64 ANOS: Portal Itapebiacontece, Homenageia o município pelo o seu 64º aniversário de Emancipação Política

História
09 de Agosto de 2022 10h08

Itapebi comemora 64 anos de Emancipação Política no próximo domingo, dia 14 de agosto. O Portal ItapebiAcontece nesta terça-feira inicia as homenagens publicando as informações sobre a história do município

Twitter: @arnaldofenix

Itapebi comemora 64 anos de Emancipação Política no próximo domingo, dia 14 de agosto. Para marcar a data, haverá muitos eventos comemorativos como programação cívica, religiosa e profana.  Serão homenageados cidadãos, entidades e instituições que fazem parte da história e do desenvolvimento do município. O Portal ItapebiAcontece inicia a semana com uma matéria sobre o surgimento do município e sua história.

HISTÓRIA de ITAPEBI

A pouco mais de nove quilômetros acima de onde hoje se localiza a cidade histórica “cidade baixa” de Itapebi ficava Cachoerinha, antigo distrito de Belmonte.

 No ano de 1910 aconteceu uma forte chuva de granizo com deslocamento de terra que soterrou parte do povoado, matando e desabrigando grande número de pessoas.

“O Coronel” José Francisco de Souza, conhecido popularmente como Juca de Vicente, líder daquela comunidade, solicitou ao seu sogro uma área de terra da Fazenda Pedra Branca, para onde seria transferida a população de Cachoeirinha. Então formou-se ali a Vila de Pedra Branca, que passou mais tarde a povoado e em seguida a distrito.

“O distrito passou, então, a ser chamado de Italva, permanecendo com esse nome até receber a denominação de Itapebi. Mais tarde, a 14 de agosto de 1958,  Itapebi foi elevado à categoria de município.

Seu primeiro prefeito foi Clóvis Adolpho Stolze.    

Aniversário da Cidade - 14 de Agosto

Clima - Tropical

Temperatura Média - 24ºC

Localização - Município da Região Sul do Estado da Bahia

Acesso Rodoviário - BR-101 Distâncias 596 km da Capital. salvador bahia

 

Como Surgiu a bela Itapebi cidade baixa

No ano de 1938, o nome de Pedra Branca foi mudado para Itamarati, que tão logo, por um fato inusitado fez com que o distrito mudasse novamente de nome, ou seja, correspondências enviadas ao Palácio do Itamaraty eram encaminhadas ao distrito de Itamarati, causando sérios contratempos. O distrito passou, então a ser chamado de Italva, permanecendo com esse nome, até 1944 quando recebeu a denominação de Itapebi, palavra formada por três junções de formação  tupi guarani (Ita = pedra, Pe = chata, plana, Bi = ponta, terra, chão).

 

O recomeço - 14 de agosto de 1958, emancipação política.

No dia 14 de agosto de 1958, Itapebi foi desmembrado de Belmonte e elevado à categoria de município. Foi escolhido o primeiro prefeito, o Filho de Pedro  e Leonor, Clóvis Adolpho Stolze, que exerceu um mandato entre os anos de 1958 a 1962, período em que idealizou no planalto itapebiense uma nova cidade, inspirado em Juscelino Kubitschek, projeto que só foi implementado nove anos depois pelo então prefeito eleito, Renato Duarte Ribeiro da Costa.

Na vanguarda da história política de Itapebi a  família Stolze,  sempre teve a preocupação com o futuro da cidade e, assim, procurando estar atenta às transformações que poderiam ter reflexos no município, investiu em educação, saúde e comunicação em todos os níveis, pensando na geração de emprego e renda, dotando a cidade de infra-estrutura, fazendo crescer a área de serviços.

Nesse período foram construídos o hangar, o mercado que também funcionava como alojamento para os tropeiros que comercializavam, ali, as suas mercadorias, foram pavimentas as ruas, Praças Ney Viana e Havaí, hoje Praça 14 de agosto, foi implementada e a energia elétrica.

Foi construído  o ginásio da cidade (foto abaixo), quando trouxe para o município, professores qualificados para lecionar.

A qualidade dessa equipe, formada por Valternise, Célia Bernadete, Marilena Pimentel, Joaquim, Roque e Antônio Lopes (autor da letra do hino de Itapebi, musicada por Antonio Cirielo), transformava  esse centro de ensino como o melhor na região. Mais tarde, somaram-se a esse grupo as professoras Nadir Simões, Cleuza Guimarães, Ivone Paternostro, Cecília e outros que muito ajudaram a compor esse período. E professora Eulina Suzart que já lecionava desde 1931, passou a exercer a função de supervisora de ensino.

A comunidade vivia seus grandes momentos, também na área cultural.

Nas décadas de 1940 e 1950, a grande rivalidade nos quatro dias de carnaval ficava por conta de dois cordões: o Cordão das Primeiras e o Cordão das Segundas. O Cordão das Primeiras era integrado pela elite da cidade e contava com a animação de músicos vindos de Belmonte. O Cordão das Segundas tinha a participação de populares e era puxado por Rosalvo Teixeira, no trompete. Todos fantasiados, com suas vestimentas preparadas com muita antecedência e expectativa, a animação era total com as marchinhas de carnaval da época.

A  disputa entre os dois cordões todos os anos tinha como vencedor, por aclamação, o Cordão das Segundas. Aorganização ficava por conta de Nadinho de Betinho (Agnaldo, irmão de Ariádine de Veri), um grande organizador dos carnavais. Também participava da organização Claudionor Teodoro dos Santos (Nonô), um dos maiores animadores dos carnavais de rua da cidade, que também cantava nos bailes carnavalescos realizados nos salões. No meio dos muitos foliões, desfilavam também pelas estreitas ruas as "cabeçorras": personagens com máscaras gigantescas feitas de muitas camadas de papel e cola. Todos tinham a curiosidade de saber quem estava sob aquelas enormes máscaras e as vestimentas que cobriam o corpo inteiro.

Nas décadas seguintes os carnavais passaram a ser animados por Joao de Lila, Raulino, com participação de músicos vindo da cidade de Belmonte e mais tarde passou a integrar o grupo, Nilton Nascimento.

"Varre, varre vassourinha, pela estrada além, vá dizer à prefeitura que Jani já vem"

Assim cantava um séquito de correligionários políticos que torciam pela vitória de João Rodrigues da Silva (pai do artista Avelino Xangai), mas que um ano depois, em 1964, por pressões também políticas, entregou o cargo que passou para o então funcionário administrativo, que já trazia um vínculo de amizade com o antecessor Clovis Stolze, Jesuíno de Almeida Costa, nomeado pelo governo militar e que governou até o ano de 1966.

Nesse período pavimentou a praça da igreja de N.S. da Conceição, padroeira da cidade. Além do seu antecessor, também foi um dos grandes incentivadores da Filarmônica 1º de janeiro.

'

ItapebiAcontece – Fonte: pesquisas e  livro “Cachoeirinha”

"Galeria de fotos clique e veja"

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas