Itapebi; Câmara aprova piso salarial para professores municipais, reajuste salarial do quadro geral e ampliação de vagas no magistério

SALÁRIOS
25 de Maio de 2022 10h05

Os projetos de leis 002/2022, 003/2022 e 004/2022 foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves / Joaldo Soares

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da câmara municipal de Itapebi desta terça-feira, 24, o projeto de lei do executivo que regulamenta a implantação do piso salarial nacional para todos os professores, reajuste salarial no quadro geral e  ampliação ao número de vagas no magistério alterando a lei municipal de número 548/2009 de Itapebi.

A proposição que tramitava na Câmara foi acompanhada de perto pela categoria, que lotou o plenário para assistir à votação dos vereadores e os discursos favoráveis à aprovação da matéria.

Previsto na Lei Federal 11.738 de 2008, o aumento dos vencimentos da classe é obrigatório a todos os municípios do Brasil. Um acréscimo mensal que poderá chegar a pesados valores com um reflexo financeiro para as finanças do município de Itapebi. A exposição de motivos do projeto, enviado pelo prefeito Juarez da Silva Oliveira, “Peba”, afirma que o governo atual nunca foi contrário o pagamento do piso.

A coordenadora da APLB-Sindicato, Maria do Carmo Santos “Carminha”, se disse satisfeita com a aprovação do projeto, ela que também falou da presença dos professores na Câmara. "Conquistamos a confiança dos vereadores, estivemos  aberto ao diálogo” disse a coordenadora.

Iniciada a sessão às 17h e após oito minutos da abertura (tempo para trâmites iniciais), o presidente da mesa diretora, às 17h08m, suspendeu a sessão por dez minutos para apreciação por urgência especial dos projetos de leis 002/2022, 003/2022 e 004/2022.

“Será que algum deles terá coragem de não votar a favor dos reajustes? “Gritou alguém da plateia.

A plateia da câmara municipal esteve lotada por servidores municipais da educação, bem como, de outras áreas contempladas também com o reajuste de 10,06%.

Presentes também na sessão vários secretários municipais, destacando o secretário de saúde Isan do Nascimento Botelho, que ocupou um lugar na mesa do plenário onde representou  o poder executivo municipal.  Em seu pronunciamento Isan agradeceu a presença de todos os servidores públicos que em sessão anterior fora convocados pelo vereador “Leo de Noeme”, agradeceu a APLB-Sindicato pela forma cordial que tratou a administração nas reuniões de negociações e disse também da reciprocidade no tratamento. Isan Botelho também sintetizando citou uma passagem da bíblia... Dizendo que tudo tem o seu Tempo (Eclesiastes III)

- E disse; “Tudo tem o seu tempo determinado — Tudo o que Deus faz durará eternamente — Deus julgará o justo e o ímpio...” O secretário Isan também disse que ali estava para agradecer os vereadores, (citando alguns) e, também agradeceu todos os servidores presentes, também os da administração cumprimentando-os pela contemplação do reajuste salarial  no percentual de 10,06%.

Após os pronunciamentos dos vereadores o termino da sessão foi anunciado pelo presidente da mesa Paulo Henrique Nascimento Almeida “Paulo mão de quiabo”,  todos foram convidados para uma reunião de confraternização promovida pelos  professores numa escola próxima a Câmara municipal.

 

Por Arnaldo Alves - ItapebiAcontec

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Valdinhs
  • Comentário: Parabéns ao Prefeito Peba aos nossos Veradores e meus colegas Profissionais da Educação. Infelizmente o traste do Governador péssimo do Governo do Estado nos deu um aumento vergonhoso 4% . Meu Deus Misericórdia é vergonhoso amigos. Ele quer a todo custo desacatar a Lei Federal que nos ampara referente ao nosso Piso Salarial. Aqui em Santa Cruz Cabrália na Bahia na Costa do Descobrimento na Bahia o Prefeito já está pagando o Piso também

19 de Abril de 2024 12h04

Itapebi se prepara para o "Dia D" da vacinação contra a gripe neste sábado!

Imunização contra a influenza em foco para proteger os grupos prioritários.

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)