ITAPEBI CHEGA A ZERO CASOS DE INFECTADOS POR COVID-19 APÓS CINCO MESES DE BATALHA

Itapebi
08 de Setembro de 2020 11h09

O empenho no trabalho do prefeito, dos gestores, e da secretaria de saúde do município fizeram chegar a esta marca desejada pelos itapebienses exatamente no dia em que completa 5 meses do primeiro caso registrado no município.

Twitter: @ItapebiAcontece

Desde o primeiro caso de contaminação por coronavírus em Itapebi cidade do extremo sul baiano no dia 08 de abril, a Secretaria de Saúde trouxe no último final de semana um dado que pode representar uma queda na curva epidemiológica no estado. De acordo com os boletins das últimas 48 horas, o município não registrou nenhum caso positivo.

Desde o início da pandemia no município, o total de casos acumulados é de, 190,  sendo que 187 estão recuperados. Ainda segundo as informações da secretaria de saúde, infelizmente 03 pessoas perderam a vida em decorrência do novo coronavírus. 

O empenho no trabalho do prefeito, do secretário de governo, Isan Botelho e dos gestores de saúde do município fizeram chegar a esta marca desejada pelos itapebienses.

Os boletins das últimas 48 horas informam que o município não registrou nenhum caso positivo e que na sede do município cinco casos esperam resultados de exames e somente 15 estão em monitoramento.

O que disseram...

Kerlly Taynara

“A Chegada desta esperada marca de 00 casos ativos em nosso município, foram meses de muito trabalho, aflição, descobertas, enfim.  Mas essa marca não Pode nos fazer acomodar, o vírus é uma realidade e mesmo sendo manifestado na maioria com sintomas leves, não podemos vacilar, pois ele é letal”. Pontuou a enfermeira Kerlly Taynara Santos Andrade, uma das profissionais de saúde que junto com Lucas mais se dedicou na frente no enfrentamento da doença no município de Itapebi.  Esses guerreiros era quem primeiro visitavam as residências com pessoas portadoras dos sintomas, fazendo entrevistas e colhendo materiais para exames rápidos e PCR.

Lucas Freitas

Percebemos que as pessoas começaram a um bom tempo a relaxar, tornaram-se destemidas, mas é aí que mora o perigo. A dor só é sentida por quem passa pelo sofrimento da perda de um familiar, tivemos 03 óbitos, três famílias que tiverem que se adaptar com a perda, um sentimento indescritível.  Disse o fisioterapeuta Lucas Freitas um dos guerreiros contra a doença em Itapebi.

Sergio Murilo

 

 “Clamamos que a população seja responsável e continuem demonstrando amor à vida e ao próximo. A luta não acabou, vencemos apenas uma batalha, mas precisamos ser fortes e perseverantes”, alertou o secretário de saúde Sérgio Murilo

Juarez Oliveira

“As ações da Saúde permanecem ativas, mesmo com a situação controlada. Os suspeitos que aguardam resultados estão todos medicados com sintomas leves. As testagens diárias desaceleraram, os sintomáticos diminuíram, precisamos manter o foco para permanecer com a situação em Itapebi controlada. Barreira Sanitária, monitoramento, realização de testes, pronto atendimento Covid-19, restrições sanitárias, entre outras”. Afirmou o prefeito Juarez da Silva Oliveira (PEBA).

Gripe Espanhola

“A pandemia mais grave da história foi a gripe espanhola de 1918. Durou 2 anos, em 3 ondas de contaminação com 500 milhões de pessoas infectadas e totalizando 55 milhões de mortes” “ A maioria das mortes ocorreu durante a segunda onda de contaminação. A população tolerou tão mal as medidas de quarentena e de distanciamento social, que quando ocorreu a primeira saída pública liberada, a população começou a se alegrar nas ruas, abandonando todas as medidas de precauções aprendidas. Nas semanas seguintes, a segunda onda de contaminação chegou com milhões de morte. Portanto, não se empolguem quando for tudo liberado, mantenha calma e continuem tomando muito cuidado. Não vamos querer uma segunda onda de coronavírus”.

O Portal ItapebiAcontece alerta a todos que a pandemia não acabou o que está acontecendo é a chegada na “chamada curva” que começa a cair no país, mas todos devemos continuar com os “ritos” de prevenção, inclusive com o uso de máscaras e principalmente os idosos portadores de morbidades mantenham-se o máximo que puder dentro de casa.

Hoje completam-se 5 meses do primeiro caso de covid-19 (coronavírus) registrado em nosso município. 

Parabéns saúde de  Itapebi pelo empenho e luta.

 

Arnaldo Alves  / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Ana Cláudia
  • Comentário: Tenho saudades da minha terra, pena que só entra prefeito pra termina de destruir e não reconstruir é uma pena .

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)

18 de Abril de 2024 10h04

Faixa etária para vacinação da Dengue é ampliada na Bahia

Cobertura passa a incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos; O município de Itapebi não recebeu as doses da vacina contra a dengue.

18 de Abril de 2024 09h04

OMS alerta que transmissão da gripe aviária ao ser humano é uma 'enorme preocupação'

A principal inquietação é que o vírus H5N1, que tem "uma taxa de mortalidade extraordinariamente elevada"