ITAPEBI: ENTREGA DE PRESENTE E TRIO ELÉTRICO NA CIDADE HISTÓRICA ANTECIPA FESTA DE IEMANJÁ DO INSTITUTO AGANJÚ

Itapebi
02 de Fevereiro de 2020 14h02

A Praça Esdro Souza na “cidade baixa” em Itapebi abrigou centenas de pessoas no primeiro dia de Fevereiro.

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

Com a liderança do Babalorisá Marcelo D’Aganjú e da organização do Professor Romualdo Antônio, baianas caracterizadas com dois balaios de presentes para Iemanjá, composto por arranjos de flores, folhas e oferendas. Assim, a comunidade do bairro João Paulo II, do Instituto Aganjú antecipou neste sábado, 1º, o terceiro ano dos festejos em Itapebi cidade histórica, “cidade baixa”,  para a Rainha do Mar.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

A Praça Esdro Souza na “cidade baixa” em Itapebi, abrigou centenas de pessoas no primeiro dia de Fevereiro. Aliás, a onda de fé em Iemanjá, a Rainha do Mar, desaguou já na véspera e, por isso, o ItapebiAcontece iniciou a cobertura da festa popular para a orixá em Itapebi, esse ano no dia anterior aos festejos oficiais pelo Brasil.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O Cortejo

O cortejo com a charanga de músicos da cidade de Canavieiras, as baianas com presentes em balaios decorados com flores para Iemanjá, seguidores religiosos e simpatizantes saíram do bairro João Paulo II ao som de musicas dos antigos Carnavais rumo a Cidade Histórica descendo a pé pela estrada de acesso até a Praça Esdro Souza onde um trio elétrico já animava centenas de pessoas com musicas de ritmos MPB com axé dos anos noventa e atuais estilo “Paredão” interpretadas pelo artista regional Jarley e Grupo Armação, para após pronunciamentos dos organizadores e da secretária de cultura Alane Souza prosseguir com a festa profana, com as apresentações ainda de Manga Show com os bailarinos do grupo de dança Atrevidos da Dança para em seguida a Banda Swingart com o competentíssimo Vocalista Wanderlan balançar a moçada até por volta das 23h.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

Os pronunciamentos

Romualdo Antônio em seu pronunciamento reclamou muito a participação de pessoas da sociedade Itapebiense, lembrando que essa festa é cultural e cobrou a participação maior das chamadas “Elite” Itapebiense "Queremos alertar a população para a questão, lembrando principalmente aos adeptos do candomblé do nosso comprometimento com a cultura em Itapebi". Também um dos organizadores e líder pai Marcelo, Ilê Alaketu Asé Sangô Aganjú, Instituto Aganjú, - (O Instituto Aganjú, que foi fundado em 20 de Maio de 2011 e sediado na Rua 03, nº 54, Bairro João Paulo II), agradeceu aos adeptos filho (a)s de santo, e simpatizantes que se fizeram presentes na Segunda festa cultural de Iemanjá e disse; “O Prefeito Juarez da Silva Oliveira (PEBA), nos prometeu que no próximo ano se possível, ele contratará uma cantora, ligada inclusive a religião, para fazer o show no dia dos festejos a Iemanjá, claro que não menosprezando os atuais artistas que ora abrilhantam a festa ”.

Já a secretária Alane Souza, com sua habitual discrição agradeceu e cumprimentou a todos os participantes e disse que essa é a segunda festa de Iemanjá e também se comprometeu, sendo ou não secretária, ser sempre uma incentivadora e participante direta em todos os eventos culturais do município.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O Prefeito

O Prefeito Juarez da Silva Oliveira “PEBA”, não esteve presente ao evento por motivos de saúde, está em Salvador Internado se recuperando de uma cirurgia e nesse sábado enviou ao itapebiAcontece mensagem a todos os Itapebienses informando sua recuperação da cirurgia e cumprimentou aos responsáveis pelos festejos de Iemanja´, informou que terá que fazer outros exames médicos, mais espera já ter alta definitiva na segunda-feira para retornar a cidade. O Prefeito passará por outros exames patológicos nessa segunda-feira (3).

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

A Entrega do Presente

Antes da entrega do balaio, o líder pai Marcelo, Ilê Alaketu Asé Sangô Aganjú junto com os adeptos e as baianas estilizadas e outros integrantes do candomblé fizeram um culto com cânticos e orações em iorubá.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O presente  foi posto num barco com a participação dos lideres do candomblé  e lançado ao leito ao Rio Jequitinhonha, a cerca de 500 metros da margem urbana.

 

Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

CLIC E VEJA A GALERIA DE FOTOS

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

12 de Agosto de 2020 12h08

Contradição no depoimento de Flávio Bolsonaro sobre suposto funcionário fantasma

Aos promotores que investigam o caso da “rachadinha”, Flávio citou como exemplo de atribuição de Wellington Sérvulo Romano da Silva o auxílio em um comissão

12 de Agosto de 2020 11h08

JUSTIÇA ELEITORAL DECLARA ILEGAL PESQUISA NO EXTREMO SUL BAIANO

O Juiz declarou a pesquisa não registrada devidamente, e julgou procedente uma ação, para determinar a suspensão da sua divulgação.

12 de Agosto de 2020 10h08

Avó de Michelle Bolsonaro morre com diagnóstico de Covid-19

Maria Aparecida morreu aos 80 anos no Hospital Regional de Ceilândia