ITAPEBI: ENTREGA DE PRESENTE E TRIO ELÉTRICO NA CIDADE HISTÓRICA ANTECIPA FESTA DE IEMANJÁ DO INSTITUTO AGANJÚ

Itapebi
02 de Fevereiro de 2020 14h02

A Praça Esdro Souza na “cidade baixa” em Itapebi abrigou centenas de pessoas no primeiro dia de Fevereiro.

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

Com a liderança do Babalorisá Marcelo D’Aganjú e da organização do Professor Romualdo Antônio, baianas caracterizadas com dois balaios de presentes para Iemanjá, composto por arranjos de flores, folhas e oferendas. Assim, a comunidade do bairro João Paulo II, do Instituto Aganjú antecipou neste sábado, 1º, o terceiro ano dos festejos em Itapebi cidade histórica, “cidade baixa”,  para a Rainha do Mar.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

A Praça Esdro Souza na “cidade baixa” em Itapebi, abrigou centenas de pessoas no primeiro dia de Fevereiro. Aliás, a onda de fé em Iemanjá, a Rainha do Mar, desaguou já na véspera e, por isso, o ItapebiAcontece iniciou a cobertura da festa popular para a orixá em Itapebi, esse ano no dia anterior aos festejos oficiais pelo Brasil.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O Cortejo

O cortejo com a charanga de músicos da cidade de Canavieiras, as baianas com presentes em balaios decorados com flores para Iemanjá, seguidores religiosos e simpatizantes saíram do bairro João Paulo II ao som de musicas dos antigos Carnavais rumo a Cidade Histórica descendo a pé pela estrada de acesso até a Praça Esdro Souza onde um trio elétrico já animava centenas de pessoas com musicas de ritmos MPB com axé dos anos noventa e atuais estilo “Paredão” interpretadas pelo artista regional Jarley e Grupo Armação, para após pronunciamentos dos organizadores e da secretária de cultura Alane Souza prosseguir com a festa profana, com as apresentações ainda de Manga Show com os bailarinos do grupo de dança Atrevidos da Dança para em seguida a Banda Swingart com o competentíssimo Vocalista Wanderlan balançar a moçada até por volta das 23h.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

Os pronunciamentos

Romualdo Antônio em seu pronunciamento reclamou muito a participação de pessoas da sociedade Itapebiense, lembrando que essa festa é cultural e cobrou a participação maior das chamadas “Elite” Itapebiense "Queremos alertar a população para a questão, lembrando principalmente aos adeptos do candomblé do nosso comprometimento com a cultura em Itapebi". Também um dos organizadores e líder pai Marcelo, Ilê Alaketu Asé Sangô Aganjú, Instituto Aganjú, - (O Instituto Aganjú, que foi fundado em 20 de Maio de 2011 e sediado na Rua 03, nº 54, Bairro João Paulo II), agradeceu aos adeptos filho (a)s de santo, e simpatizantes que se fizeram presentes na Segunda festa cultural de Iemanjá e disse; “O Prefeito Juarez da Silva Oliveira (PEBA), nos prometeu que no próximo ano se possível, ele contratará uma cantora, ligada inclusive a religião, para fazer o show no dia dos festejos a Iemanjá, claro que não menosprezando os atuais artistas que ora abrilhantam a festa ”.

Já a secretária Alane Souza, com sua habitual discrição agradeceu e cumprimentou a todos os participantes e disse que essa é a segunda festa de Iemanjá e também se comprometeu, sendo ou não secretária, ser sempre uma incentivadora e participante direta em todos os eventos culturais do município.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O Prefeito

O Prefeito Juarez da Silva Oliveira “PEBA”, não esteve presente ao evento por motivos de saúde, está em Salvador Internado se recuperando de uma cirurgia e nesse sábado enviou ao itapebiAcontece mensagem a todos os Itapebienses informando sua recuperação da cirurgia e cumprimentou aos responsáveis pelos festejos de Iemanja´, informou que terá que fazer outros exames médicos, mais espera já ter alta definitiva na segunda-feira para retornar a cidade. O Prefeito passará por outros exames patológicos nessa segunda-feira (3).

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

A Entrega do Presente

Antes da entrega do balaio, o líder pai Marcelo, Ilê Alaketu Asé Sangô Aganjú junto com os adeptos e as baianas estilizadas e outros integrantes do candomblé fizeram um culto com cânticos e orações em iorubá.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

O presente  foi posto num barco com a participação dos lideres do candomblé  e lançado ao leito ao Rio Jequitinhonha, a cerca de 500 metros da margem urbana.

 

Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

CLIC E VEJA A GALERIA DE FOTOS

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

29 de Março de 2020 12h03

Sobe para 147 casos confirmados de coronavírus na Bahia

Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 11 horas deste domingo (29).

29 de Março de 2020 11h03

Mandetta: 'Estamos preparados para ver caminhões transportando corpos?'

Segundo Mandetta, a determinação de paralisação no País tem reduzido os casos de acidentes e traumas e, por consequência, mais leitos ficam disponíveis para outras situações

29 de Março de 2020 09h03

Bahia registra primeira morte por coronavírus; vítima tinha 74 anos

O estado de saúde dele era grave desde o início da internação.