Itapebi recebe primeiras 110 doses de CoronaVac e inicia vacinação nesta terça-feira

Saúde
19 de Janeiro de 2021 12h01

Primeiras doses serão aplicadas nos profissionais de saúde da frente de enfrentamento, pacientes que estão na ala do covid-19 de internados no HPP Nelson Moura Ferreira e Idosos enfermos.

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Chegou por volta das 9h30m na manhã desta terça-feira (19), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 a Itapebi, município do extremo sul baiano, a 596 km de Salvador.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

As primeiras 110 doses da CoronaVac enviadas da Capital pela Secretaria Estadual de Saúde chegaram em caixa térmica trazidas em uma vam  da secretaria estadual de Saúde da Bahia (SESAB). Policiais militares com duas viaturas fizeram a escolta.

O lote chegou ao PSF (Posto de Saúde da Família) Leonardo Sarquis, na Avenida Vicente Barreira na zona nordeste da cidade alta em Itapebi, e foi recebido pelo Prefeito Juarez da Silva Oliveira “Peba” (PP), pela coordenadora da vigilância epidemiológica Ana Clara Sá, pelo Fisioterapeuta que atua na frente de combate a pandemia, Lucas Freitas, pelo Vice-prefeito Ademar Jacó “Professor Mazinho” (Progressista) e também presente o Vereador Cid Parabólica, além de Assessores.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

De acordo com a coordenadora epidemiológica Ana Clara, levando em conta que essa quantidade de vacinas é para a primeira dose, serão aplicadas nas pessoas da saúde que estão no enfrentamento da pandemia na linha de frente e os idosos que estão enfermos. Daqui de 14 a 28 dias, eles receberão a segunda dose. Vale lembrar que são somente 110 doses iniciais.

Ainda não foram definidos os detalhes de quantas pessoas serão vacinadas nesta primeira etapa. Itapebi tem em torno de 11.000 habitantes.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

A imunização simbólica começa às 14h no HPP- Hospital Maternidade Nelson Moura Ferreira. Às 14h, será aplicada a primeira dose em profissional de saúde da linha de frente no HPP, região nordeste da cidade. Após esse evento começam a aplicação da primeira dose em idosos enfermos.

Com 326 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, em Itapebi aconteceram 07 mortes em decorrência da doença. Os sete óbitos em Itapebi aconteceram no ano passado, sendo os três últimos no mês de dezembro.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

As autoridades de saúde de Itapebi alertam que a vacina começou a chegar e que todos tenham calma e paciência, pois todos serão imunizados, exceto  gestantes, lactantes e menores de 18 anos que de acordo com o instituto Butantan não fora feito testes com esse grupo de pessoas. Os aptos, mesmo após receberem as doses da vacina, deverão ainda manter os protocolos de higiene como lavar as mãos e usar álcool em gel, continuar fazendo uso da máscara e manter o distanciamento.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

De acordo a declaração do prefeito a imprensa, “A vacina vai proporcionar a volta gradativa à normalidade, inclusive vai permitir a retomada das aulas”, disse.

 “A secretaria de educação já trabalha no plano de retorno às aulas, lembrando sempre da importância do uso da máscara e do álcool 70%". Concluiu “Peba”.

Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

20 de Abril de 2024 08h04

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Medida está em vigor desde 2009

19 de Abril de 2024 12h04

Itapebi se prepara para o "Dia D" da vacinação contra a gripe neste sábado!

Imunização contra a influenza em foco para proteger os grupos prioritários.

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.