ITAPEBI: Vereadores têm até 06 de Abril para definir troca de partido e tentar reeleição em 2024

POLÍTICA LOCAL
02 de Abril de 2024 16h04

Alguns parlamentares já escolheram destino para a disputa eleitoral e outros ainda se movimentam. As escolhas estão acirradas.

Twitter: @arnaldofenix

Câmara Municipal de Itapebi / Foto Arquivo: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Janela partidária é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Essa possibilidade está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se for feita nesse período permitido.

Desde o dia 07 de março deste ano de 2024, os vereadores poderão mudar de partido sem perder seus mandatos. A chamada janela partidária fica “aberta” por 30 dias, até o dia 06 de abril, seis meses antes das eleições, que ocorrerão em outubro.

Sabe-se que em Itapebi a maiorias dos parlamentares vão mudar de sigla para ter mais chances de reeleição. Na Câmara Municipal de Itapebi, dos 9 parlamentares, ainda não se sabe quem ou quantos planejam mudança, os que já registraram filiação em outro partido, (Avante) foram os 3 que formam a base de sustentação do governo na casa, “Vando da Saúde”, “Paulo mão de quiabo” e “Cid Parabólica” esses saíram do (PP). Enquanto que outros, já admitiram em bastidores que estão avaliando outras siglas e alguns já decidiram o destino só não informaram ainda aonde vão “aportar“.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa esse mandato atualmente.

Na prática, isso quer dizer que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 terão agora poucos dias para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras dos municípios sem correr o risco de perder o cargo.

No período das eleições, todos nós ouvimos falar sobre o quanto é importante escolher bem os candidatos em quem pretendemos confiar nosso voto, afinal, são eles os principais responsáveis pelo futuro da nossa cidade nos próximos anos.

PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL

A primeira coisa a se fazer é obter o maior número de informações sobre o seu possível candidato.

Mas é preciso saber escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral, ou paginas de meios de comunicação mais conhecidos.

Procure se informar sobre o histórico pessoal e profissional do candidato, sua postura ética e a forma com que ele se relaciona com a sociedade. Este é um caminho que vai lhe ajudar a descobrir se o discurso enunciado realmente condiz com a atuação dele em outros momentos da vida, fora do período eleitoral.

Mas não se esqueça de, ao longo da pesquisa, escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Lembre-se também que é bem provável que, durante as eleições, apareçam várias notícias falsas. Então, antes de compartilhar uma notícia que você achou ou recebeu no whatsapp, verifique se ela é verdadeira.

PESQUISE O HISTÓRICO POLÍTICO                    

Caso seu candidato tenha ocupado um cargo legislativo, veja se ele foi um vereador ausente, faltando a muitas sessões, que projetos ele apresentou, como ele votou em outros projetos, especialmente aqueles mais polêmicos. O eleitor pode acompanhar estas informações no portal de transparência da câmara.

Se o candidato exerceu um cargo no poder executivo, analise quais investimentos ele realizou, se foram bem executados, como foi usado o dinheiro público em sua gestão.

CONHEÇA AS PROPOSTAS

Depois de conferir o histórico do candidato, chegou a hora de analisar suas promessas de campanha. As propostas devem ser possíveis de realização, bem elaboradas e é preciso constar quais mecanismos serão usados para colocar os projetos em prática, informando de onde será destinada a verba para sua execução. Normalmente, os candidatos disponibilizam suas ideias em suas redes sociais e sites.

ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Julho de 2024 11h07

POLÍTICA LOCAL: Às vésperas de convenções partidárias, saiba qual o cenário eleitoral na disputa pela prefeitura de Itapebi

O Site ItapebiAcontece analisa, os – até agora declarados pré-candidatos Isan Botelho e Norma Queiroz.

19 de Julho de 2024 10h07

Sentir a terra tremer relata morador: São Paulo registra abalos após terremoto no Chile

Abalo foi relatado momentos após um forte terremoto na região de Antofagasta, no Chile; Veja Vídeo.

19 de Julho de 2024 09h07

Apagão cibernético global paralisa voos e afeta TVs, bancos e hospitais

Falha generalizada começou após o mal funcionamento de um antivírus corporativo usado em grandes estruturas digitais