Jânio Natal é absolvido em caso de contratação de ‘médicos fantasmas’ em Porto Seguro

Política
08 de Novembro de 2019 20h11

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao lado do secretário de saúde da cidade, Eudes Faria, e da servidora Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos, que chegou a ter prisão decretada na última quinta-feira 31, mas revertida

Twitter: @ItapebiAcontece

 

Jânio Natal é absolvido em caso de contratação de ‘médicos fantasmas’ em Porto Seguro – Foto: Radar 64

O deputado estadual Jânio Natal (Podemos), ex-prefeito de Porto Seguro, foi absolvido no processo que apurava o desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de contratação de funcionários fantasmas no município.

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao lado do secretário de saúde da cidade, Eudes Faria, e da servidora Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos, que chegou a ter prisão decretada na última quinta-feira (31), mas revertida em seguida.

Segundo o MPF, no período em que Jânio era prefeito entre os meses de junho de 2006 a junho de 2008, servidores da Prefeitura Porto Seguro contrataram oito médicos e dentistas sem qualificação profissional, com o intuito de desviar os salários pagos com recursos da União.

A denúncia diz que Maria Helena Oliveira, coordenadora da área de saúde da cidade, era a responsável por fazer a vistoria da documentação dos contratados e inserir os respectivos dados no sistema, com o aval de Jânio Natal, que assinou as contratações ao lado do secretário de saúde Eudes Piau de Faria.

No entanto, no entendimento do juiz federal Alex Schramm, apesar das contratações terem a assinatura do prefeito, não havia como exigir de Jânio a conferência individual da regularidade de oito contratados diante do número de servidores da folha de pagamento da Secretaria de Saúde.

O ex-prefeito foi absolvido no caso julgado pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos permanece solta.

 

Por Bahia Noticias

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

23 de Abril de 2024 09h04

Tragédia em Itagimirim: condutor do SAMU perde a vida em acidente de moto

A comunidade de Itagimirim está em luto pela perda de Romildo Pereira Soares, de 42 anos, um dos profissionais mais queridos do Samu local.

23 de Abril de 2024 08h04

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue em 24 municípios baianos.

22 de Abril de 2024 13h04

Brasil: 524 anos de memórias, reflexões e construção de um futuro plural

O contato entre os povos indígenas e os europeus gerou um processo de miscigenação, intercâmbios e transformações que moldaram a sociedade brasileira.