Jânio Natal é absolvido em caso de contratação de ‘médicos fantasmas’ em Porto Seguro

Política
08 de Novembro de 2019 20h11

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao lado do secretário de saúde da cidade, Eudes Faria, e da servidora Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos, que chegou a ter prisão decretada na última quinta-feira 31, mas revertida

Twitter: @ItapebiAcontece

 

Jânio Natal é absolvido em caso de contratação de ‘médicos fantasmas’ em Porto Seguro – Foto: Radar 64

O deputado estadual Jânio Natal (Podemos), ex-prefeito de Porto Seguro, foi absolvido no processo que apurava o desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de contratação de funcionários fantasmas no município.

O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao lado do secretário de saúde da cidade, Eudes Faria, e da servidora Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos, que chegou a ter prisão decretada na última quinta-feira (31), mas revertida em seguida.

Segundo o MPF, no período em que Jânio era prefeito entre os meses de junho de 2006 a junho de 2008, servidores da Prefeitura Porto Seguro contrataram oito médicos e dentistas sem qualificação profissional, com o intuito de desviar os salários pagos com recursos da União.

A denúncia diz que Maria Helena Oliveira, coordenadora da área de saúde da cidade, era a responsável por fazer a vistoria da documentação dos contratados e inserir os respectivos dados no sistema, com o aval de Jânio Natal, que assinou as contratações ao lado do secretário de saúde Eudes Piau de Faria.

No entanto, no entendimento do juiz federal Alex Schramm, apesar das contratações terem a assinatura do prefeito, não havia como exigir de Jânio a conferência individual da regularidade de oito contratados diante do número de servidores da folha de pagamento da Secretaria de Saúde.

O ex-prefeito foi absolvido no caso julgado pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Maria Helena Oliveira Ferreira dos Santos permanece solta.

 

Por Bahia Noticias

Compartilhe por:

Comentários

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*
13 de Novembro de 2019 11h11

Futuro da Zona Azul em Porto Seguro agora depende do TJ-BA

A Zona Azul foi instituída na cidade em outubro deste ano. Porém, com um valor de R$ 4 por hora e horário de cobrança entre 8h e 24h, a medida afastou os clientes do centro comercial da cidade, que ficou praticamente vazio na primeira semana

13 de Novembro de 2019 07h11

Bahia é o 8º estado em número total de indenizações do seguro DPVAT

De janeiro a outubro, 14.695 vítimas de acidentes de trânsito foram ressarcidas

13 de Novembro de 2019 07h11

Novo partido se apresenta como 'sonho de pessoas leais a Bolsonaro'

"Nossa Aliança se dirige a abrigar essa grande maioria de brasileiros e brasileiras que clamam por uma nova ordem de referências éticas e morais", diz a nota