Justiça suspende campanha publicitária do Governo Federal contra isolamento social

Brasil
28 de Março de 2020 15h03

Batizada de “O Brasil não pode parar”, a campanha defendia que os brasileiros não respeitassem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos governos estaduais e voltassem à normalidade em meio da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

SÃO PAULO, 28 MAR (ANSA) – A Justiça Federal proibiu que a campanha desenvolvida pelo governo de Jair Bolsonaro contra o isolamento social seja veiculada a partir deste sábado (28). A decisão impõe uma multa diária de R$ 100 mil caso o governo descumpra a medida.   

Batizada de “O Brasil não pode parar”, a campanha defendia que os brasileiros não respeitassem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos governos estaduais e voltassem à normalidade em meio da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

A decisão tem caráter liminar e foi tomada pela juíza Laura Bastos Carvalho após uma ação civil impetrada pelo Ministérios Público Federal do Rio de Janeiro. A argumentação foi que a campanha levava a população a tomar decisões danosas à sua própria saúde. Para a juíza, é preciso que o governo não divulgue qualquer tipo de ação que “sugira à população brasileira comportamentos que não sejam estritamente embasados nas diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em entidades científicas de notório conhecimento no campo de epidemiologia e de saúde pública”.   

Após a divulgação da decisão judicial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) afirmou que não “existe qualquer campanha publicitária ou peça oficial” do governo chamada “O Brasil não pode parar”. Chamando a notícia de que o governo estava por trás da ação como “fake news”, a Secom informou ainda que como não há “qualquer veiculação em qualquer canal oficial do governo federal a respeito de vídeos ou outras peças sobre a suposta campanha.   

Sendo assim, obviamente, não há qualquer gasto ou custo para a Secom, já que a campanha não existe”.   

No entanto, nesta sexta-feira (27), a Secom informou que a peça era “experimental”.   

“Trata-se de vídeo produzido em caráter experimental, portanto, a custo zero e sem avaliação e aprovação da Secom. A peça seria proposta inicial para possível uso nas redes sociais, que teria que passar pelo crivo do Governo. Não chegou a ser aprovada e tampouco veiculada em qualquer canal oficial do Governo Federal”, informou a nota. (ANSA)

 

ItapebiAcontece / Revista Isto é

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.