Licitação é publicada para concessão do Novo Aeroporto Internacional no município de Santa Cruz Cabrália

Região
23 de Maio de 2023 11h05

Próxima etapa da licitação será o leilão realizado em julho na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

Twitter: @arnaldofenix

O governo da Bahia divulgou aviso de licitação para a construção e concessão do Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália (BA), a comunicação foi feita no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira, 17.

A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), e a empresa vencedora do edital.

O novo aeroporto internacional Costa do Descobrimento, situado no sul do estado da Bahia, foi planejado em área patrimonial de aproximadamente 300 hectares, com pista de pouso e decolagem de 3000 m X 45 m, pátio de estacionamento de aeronaves com capacidade para até 27 aeronaves, terminal de passageiros de 48 mil m² e com capacidade de atender grandes aeronaves em voos  nacionais e internacionais, hub regional e transportes de carga. O investimento previsto na obra é de aproximadamente R$ 1,3 bilhões.

A próxima etapa da licitação será o leilão realizado em julho na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, que definirá a empresa responsável pela administração do Novo Aeroporto Costa do Descobrimento pelo período de 30 anos.

Enquanto constrói o equipamento aeroportuário, a empresa também será responsável pela adequação e melhorias do atual Aeroporto de Porto Seguro. Após a conclusão da obra, a operação será transferida para o novo aeroporto e o de Porto Seguro será desativado.

“A construção do aeroporto vai possibilitar a ampliação de voos na malha aeroviária baiana, além de conectar a região com a Europa e Américas. Hoje o Aeroporto de Porto Seguro é um dos equipamentos regionais mais movimentados do Nordeste, mas com o crescimento malha urbana no entorno, não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes”, ressalta Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro

18 de Maio de 2024 11h05

Fim da linha? Como fica a situação de Gabigol no Flamengo

Atacante foi multado e teve a camisa 10 retirada como punição pela foto que viralizou vestindo o uniforme do Corinthians

18 de Maio de 2024 11h05

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Levantamento deve subsidiar obras previstas para o Novo PAC