Lula e Bolsonaro votam e se mostram confiantes na vitória

ELEIÇÕES
02 de Outubro de 2022 11h10

Além dos dois presidenciáveis, Simone Tebet, Léo Péricles, Felipe D'Ávila e Padre Kelmon já votaram neste domingo (2/10)

Twitter: @arnaldofenix

Creditos: Buda Mendes/Getty Images e Fábio Vieira/Metrópoles

Líderes nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), votaram no começo da manhã deste domingo (2/10). Ambos demonstraram a confiança na vitória.

Logo depois, o petista conversou com a imprensa. “Eu não poderia deixar de dizer para vocês que, há quatro anos atrás, não pude votar, porque tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Estava detido na PF exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela para eu votar, não levaram; quatro anos depois, estou aqui votando, com o reconhecimento da minha total liberdade”, destacou.

O ex-presidente afirmou que, se eleito, pretende “cuidar do povo”. Lula afirmou que a população anseia por “emprego, salário, educação, saúde e respeito”, e criticou a atuação de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Nunca mais [podemos] permitir que esse país tenha um presidente que trate com o desrespeito com que a pandemia de Covid foi tratada”, afirmou.

Bolsonaro votou às 8h59 no colégio Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, zona oeste do Rio de Janeiro.

“Tanta gente na rua nos apoiando, mas não vi nada na imprensa. Mas tudo bem. Faz parte da regra do jogo. O que vale é o ‘Datapovo’ e eleições limpas, sem problema nenhum. Que vença o melhor”, disse Bolsonaro à imprensa, antes do voto. Além da imprensa brasileira, jornalistas de vários países acompanharam o presidente.

Sob forte esquema de segurança, Bolsonaro evitou responder se vai respeitar o resultado das eleições, apesar de perguntado três vezes sobre o assunto. Acompanhado de Daniel Silveira, candidato ao Senado pelo Rio, ele exaltou os apoiadores que o receberam nesse sábado (1º/10) em Joinville (SC).

 

Outros presidenciáveis votam

A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) votou, às 10h deste domingo, na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, no bairro Jardim dos Estados, em Mato Grosso do Sul.

Simone se emocionou durante a votação: “Só não me deixem emocionada. Hoje não é dia de choro”, brincou.

Candidato à presidência da República pelo Novo, Luiz Felipe D’Ávila votou em São Paulo. Ele chegou ao Colégio Mater Dei, na Zona Oeste de São Paulo, por volta das 9h30.

D’Ávila fez críticas à polarização entre Lula e Jair Bolsonaro e disse que, caso haja segundo turno, não vai apoiar nenhum dos candidatos.

O candidato à Presidência Leonardo Péricles (UP) votou às 9h10, na Escola Estadual Ilacir Pereira Lima, em Belo Horizonte (MG). Ele estava acompanhado do filho.

Padre Kelmon, candidato à Presidência da República pelo PTB, votou em Salvador, capital da Bahia. Ele chegou à Escola Adroaldo Ribeiro Costa por volta das 9h45.

Kelmon disse que a corrida eleitoral tem apenas dois candidatos de direita: ele e Jair Bolsonaro (PL). “Vamos definir essa eleição no primeiro turno. Temos no Brasil, hoje, duas candidaturas de direita: padre Kelmon e Jair Bolsonaro. Você escolhe. Ou o padre, ou Bolsonaro”, falou.

Como está a votação

A votação para o primeiro turno das Eleições 2022 começou às 8h. O início do pleito foi marcado por longas filas e clima pacífico. Ao todo, são 156,4 milhões de eleitores aptos a votar. Essa é a nona eleição para presidente desde a redemocratização.

Todos os colégios eleitorais funcionarão com base no horário de Brasília. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos dos estados e do Distrito Federal, assim como vagas para senadores, deputados estaduais (distritais, no caso do DF) e federais. As votações encerram às 17h.

ItapebiAcontece / Metrópoles

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

15 de Abril de 2024 17h04

Aluno de 11 anos vai à escola com faca para tentar matar colega durante aula em Itapebi

O adolescente entrou na escola e de posse com uma faca de mesa iria esfaquear a colega. Alunos e funcionários passaram mal.

15 de Abril de 2024 11h04

Atlético-GO x Flamengo: Dirigente dispara contra “máfia” e “árbitro mal intencionado”

Adson Batista detonou arbitragem do mineiro André Luiz Skettino Policarpo Bento na estreia do Brasileiro

15 de Abril de 2024 09h04

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante