Mais de 1 milhão de pessoas são contabilizadas no primeiro dia do Carnaval de Salvador; 3.391 itens já foram apreendidos

CARNAVAL
09 de Fevereiro de 2024 11h02

Câmeras da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) fazem contagem nos circuitos da folia.

Twitter: @arnaldofenix

Fotos Divulgação/Prefeitura de Salvador - Foto Manchete: Alberto Maraux

Câmeras contabilizaram 1,2 milhão de pessoas no primeiro dia da folia

As câmeras da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), registraram um público de 1,2 milhão de pessoas no primeiro dia do carnaval de Salvador. Ainda de acordo com a pasta, mais de 3 mil itens já foram apreendidos desde as festas de pré-carnaval.

A quantidade de público é registrada pelas câmeras de reconhecimento facial, instaladas nos portais que são acesso aos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), e também em pontos estratégicos da folia. Deste número:

  • 654 mil no circuito Barra-Ondina;
  • 492 mil no Campo Grande;
  • 106 mil no Centro Histórico.

Nos anos anteriores, os equipamentos eram usados apenas para identificar foragidos da Justiça na folia. No carnaval de 2023, 77 pessoas foram presas após serem reconhecidas na folia.

A ferramenta promove a contagem a partir da captura das faces e as repetições são descartadas.

Itens apreendidos

Entre 19h de quinta-feira e 7h desta sexta (9), 1.195 itens foram apreendidos pela polícia nos portais de acesso aos circuitos do carnaval. Desde sábado (3), quando começaram as festas de pré-carnaval, 3.391 objetos foram apreendidos.

Entre os itens, estão algemas, facas, garfos e pistolas d'água, que antes eram permitidas no circuito, mas que a partir de 2024, passaram a ser proibidos.

De acordo com o tenente coronel Mattos, que também é coordenador dos portais da Polícia Militar, existem dois tipos:

  • objetos ilícitos - armas de fogo, armas brancas e drogas;
  • objetos proibidos - ferramentas, talheres, tesouras, armas d'água, por exemplo.

Segundo o tenente, os objetos proibidos não são ilícitos, mas eles são retidos, devido ao grande potencial lesivo que possuem.

Outras ocorrências

De acordo com a SSP-BA, no primeiro dia oficial do carnaval 10 pessoas foram autuadas pelos crimes de roubo, furto, lesão corporal, violência doméstica e importunação sexual.

Em relação a furtos e roubos, houve redução em comparação ao ano anterior. Doze roubos foram registrados nos três circuitos neste ano, contra 32 ocorrências em 2023; em relação aos furtos, foram 73 neste ano, contra 146 no ano passado.

Além disso, 11 lesões leves foram registradas devido a brigas nos circuitos.

A polícia não registrou homicídio, latrocínio, feminicídio ou lesão dolosa seguida de morte. Também não houve tentativa de homicídio ou lesão corporal grave.

Por: G1 Bahia

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

29 de Fevereiro de 2024 17h02

Câmara esconde lista de deputados que assinaram pedido de impeachment contra Lula

Esses parlamentares, apesar de integrarem legendas da base governista, já são em suas totalidades oposicionistas, a maior parte deles bolsonaristas assumidos

29 de Fevereiro de 2024 11h02

Caixa abre inscrições para concurso com 4 mil vagas para médio e superior

Salários podem chegar a mais de R$ 14 mil

29 de Fevereiro de 2024 10h02

Baianos serão beneficiados com novos canais de TV digital; dentre eles os eunapolitanos

Ministério das Comunicações libera a retransmissão de TV digital em quatro municípios do estado