Ministério da Saúde confirma caso suspeito de coronavírus em MG

Saúde
28 de Janeiro de 2020 13h01

Órgão elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2 de alerta

Twitter: @ItapebiAcontece

Ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) – Foto: José Cruz/ Agência Brasil

 Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28) o registro de um caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais e elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente” da chegada do vírus. Até segunda (27), o país estava em nível 1 de alerta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a publicação, o caso suspeito é o de uma estudante de 22 anos que esteve recentemente em Wuhan, na China. Ela retornou ao Brasil no dia 24 de janeiro —embarcou na China, fez escala em Paris (na França), Guarulhos (SP) e chegou a Belo Horizonte (MG). De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, todas as 14 pessoas que tiveram contato com a estudante estão sendo “monitoradas”.

De acordo com a pasta, ela relatou não ter ido ao mercado de peixes da cidade, não ter tido contato com nenhuma pessoa doente e não ter procurado nenhum serviço de saúde enquanto estaae na China. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a jovem está internada e passa bem.

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo federal “está preparado” para detectar o vírus. “Não é um sistema que está sendo preparado agora. Temos o plano de contingência e o que vamos fazer é atualizá-lo”, disse.

A pasta informou que, desde o início do surto de coronavírus na China, recebeu “mais de 7 mil rumores” de infecção e que cerca de 120 exigiram verificação do órgão. Apenas um se confirmou como suspeita.

Mandetta disse que deve ficar pronto até sexta (31) o resultado de exame para confirmar se a paciente tem ou não coronavírus. O governo brasileiro irá elevar o grau de risco ao nível 3, de “emergência em saúde pública” em território nacional, quando o primeiro caso de coronavírus no Brasil for confirmado.

ItapebiAcontece - com informações do Jornal O Estado de São Paulo

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas