MP quer que biscoitos venham com rótulos de transgênicos

Geral
02 de Abril de 2012 08h04

PEDIDO À JUSTIÇA INCLUI AINDA A BUSCA E APREENSÃO DE TODOS OS LOTES DOS PRODUTOS TRIUNFO TORTINI MORANGO E TORTINHAS CHOCOLATE E CEREJA, DAS EMPRESAS BAGLEY E ADRIA

 

 

 

O Ministério Público quer que a Justiça paulista condene duas empresas, fabricantes de biscoitos a partir de substância geneticamente modificada, a imprimir nos rótulos dos produtos o símbolo de alimento transgênico.

A exigência, se atendida, obrigará as empresas a ter de imprimir novas embalagens com um "T", em letra maiúscula, inserido em um triângulo com fundo amarelo, ladeado do nome do produto acompanhado da expressão "transgênico".

O pedido – de natureza cautelar – integra uma ação civil pública proposta nesta sexta-feira contra a Bagley do Brasil Alimento Ltda., fabricante do biscoito "Triunfo Tortini Morango", e contra a Adria Alimentos do Brasil Ltda., que produz a "Tortinhas Chocolate e Cereja".

O MP ainda foi mais longe e pediu que a Justiça determine, imediatamente, a busca e apreensão de todos os lotes dos dois produtos existentes no mercado que não contenham a indicação na embalagem.

No mérito, o Ministério Público pede que as empresas sejam obrigadas a informar, de maneira clara, eficaz e adequada, no rótulo dos dois produtos, a presença de organismos geneticamente modificados em sua composição.

O promotor de justiça Roberto Senise Lisboa disse que tanto o "Triunfo Tortini Morango", da Bagley, quanto as "Tortinhas Chocolate e Cereja", da Adria, tem entre seus componentes a soja transgênica Roundup Ready

De acordo com o Roberto Senise, os produtos são comercializados sem que essa informação chegue claramente ao consumidor. Por conta dessa irregularidade, segundo o promotor de justiça, as duas fabricantes foram autuadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Roberto Senise explicou que a soja transgênica Roundup Ready é uma alteração genética da semente de soja a fim de que ela se tornasse resistente ao herbicida glifosato, usado para eliminar ervas prejudiciais ao plantio e desenvolvimento da cultura de soja, sem ser, contudo, em tese, prejudicial a esta cultura.

O promotor destacou que a informação sobre a composição dos biscoitos deve estar descrita claramente na embalagem para que o consumidor possa exercer seu direito de escolha na hora da compra do produto.

Ainda segundo o promotor, o consumidor tem direito de ser informado sobre a origem dos produtos, ainda mais quando esses produtos são elaborados por meio de organismos geneticamente modificados.

 

Itapebiacontece com informações 247Bahia

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

23 de Abril de 2024 09h04

Tragédia em Itagimirim: condutor do SAMU perde a vida em acidente de moto

A comunidade de Itagimirim está em luto pela perda de Romildo Pereira Soares, de 42 anos, um dos profissionais mais queridos do Samu local.

23 de Abril de 2024 08h04

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue em 24 municípios baianos.

22 de Abril de 2024 13h04

Brasil: 524 anos de memórias, reflexões e construção de um futuro plural

O contato entre os povos indígenas e os europeus gerou um processo de miscigenação, intercâmbios e transformações que moldaram a sociedade brasileira.