Palmeiras tem 44% de chances de título contra 40% do Botafogo em Brasileirão muito disputado
Correndo por fora, Fortaleza mantém 11% de possibilidades de ser campeão brasileiro; Corinthians e Fluminense veem chances de permanência diminuir após maus resultados
Chances de título do Campeonato Brasileiro após a 28ª rodada — Foto: InfoEsporte
Após 28 rodadas, o Campeonato Brasileiro segue bem disputado pelos três principais candidatos ao título e, depois dos jogos deste fim de semana, Palmeiras e Fortaleza encostaram de vez no líder Botafogo, que soma 57 pontos contra 56 do time alviverde e 55 dos tricolores. Mesmo na segunda colocação, os comandados de Abel Ferreira chegaram a 44,38% de chances de chegar ao tricampeonato consecutivo, enquanto os alvinegros estão com 40,50%, ou seja, vai ter emoção até o fim. Sem esquecer os consideráveis 11, 38% de possibilidades da equipe cearense.
Veiga Comemora gol de penalti
O Palmeiras, focado apenas no Brasileirão, conseguiu um importante triunfo por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no sábado. Subiu suas chances de ficar com a taça de 33% para 44% aproveitando o empate do Botafogo diante do Grêmio também neste sábado. A queda percentual alvinegra foi de 54% para 40%. Os rivais jogam fora de casa na próxima rodada: palmeirenses pegam o Bragantino no interior paulista, e botafoguenses vão a Curitiba encarar o Athletico-PR.
Em terceiro lugar e próximo dos líderes, o Fortaleza bateu o Cuiabá, e teve uma leve subida de 9,90% para 11,38%. A equipe tricolor também vai atuar longe de seus domínios na próxima rodada, pois encara o Grêmio, em Porto Alegre.
As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.454 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.
Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam o fato de as chances não acompanharem exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.
Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.
Chances de permanência na Série A do Campeonato Brasileiro após a 28ª rodada — Foto: InfoEsporte
Chances de permanência
Fim de semana não foi bom para os gigantes Corinthians e Fluminense, que foram derrotados, ficaram no Z-4 e viram suas chances de permanência na Série A do Brasileirão diminuírem. A queda alvinegra foi leve de 64,08% para 61,20%. Já os tricolores tinham 54,44% de possibilidades de continuarem na elite do futebol brasileiro e agora têm 48,16%.
A situação de ambos é difícil, mas não é desesperadora, por enquanto. Seus próximos jogos são em casa, porém contra adversários que estão na parte de cima e precisando pontuar para se aproximarem de vagas na próxima Libertadores. O Alvinegro paulista recebe o Internacional, e o Tricolor carioca encara o Cruzeiro, no Maracanã.
Os outros integrantes da zona de rebaixamento, Cuiabá e Atlético-GO, têm mais motivos de preocupação. O Dourado perdeu para o Fortaleza e agora mantém 18,61% de chances de permanência. O Dragão até venceu um embate direto contra o Fluminense, mas foi apenas de 1,69% de possibilidades de seguir na Série A para 3,55%, sem contar que segue na lanterna e sete pontos atrás do primeiro time fora da zona de perigo.
O Athletico-PR é um caso curioso de um time em queda de rendimento, que está na 15ª colocação a três pontos do Z-4, mas ainda não aparece entre os oito times mais ameaçados de queda. Derrotado pelo Flamengo neste domingo, o Furacão foi de 93,61% de chances de permanência para 92,19%. Explica-se a ameaça parecer ainda distante por ter dois a jogos atrasados em relação a alguns de seus rivais que estão correndo maior perigo. Novos insucessos, no entanto, podem colocar os atleticanos nesta lista desagradável em breve. Já são oito jogos sem vencer no Brasileirão.
ItapebiAcontece - ge.com