Pequisa garante que cerveja faz bem ao coração

Geral
18 de Novembro de 2012 12h11

Duas doses da bebida por dia podem reduzir o risco de infarto

Twitter:@ItapebiAcontece

Carmen Vasconcelos
([email protected])


Os amantes da cerveja já podem brindar, afinal, a bebida, considerada uma das mais velhas companheiras da humanidade (indícios históricos apontam que ela era consumida há 6.000 aC), pode ser uma aliada poderosa quando o assunto é cuidar da qualidade de vida e da saúde do coração.

Dois estudos publicados recentemente - um em agosto deste ano, pelo Journal of Molecular and Cellular Cardiology e o outro durante a I Jornada Cerveja e Vida Ativa, realizada em outubro, em Madri, na Espanha – chamaram atenção para o fato de que o consumo moderado da cerveja possui efeitos protetores sobre o coração, ajudando a reduzir em até 50% o risco de infarto agudo do miocárdio. As substâncias presentes nos cereais, lúpulo e malte que compõem a bebida, também ajudariam na fixação do cálcio nos ossos, na diluição das placas de gordura nas artérias, no combate do diabetes e evitariam o ganho de peso.

 



MODERAÇÃO
O representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e especialista em medicina do esporte, o médico Nabil Ghorayeb, lembra que por consumo moderado entende-se 400 ml por dia, o que daria menos que duas latas convencionais. "O grande problema é que o consumo da cerveja no Brasil, geralmente, é feito sem moderação, além de, geralmente, vir acompanhado de comidas salgadas e gordurosas", destaca o médico.

Ele lembra ainda que são muitos os estudos que mostram os efeitos benéficos de bebidas como a cerveja e o vinho, que fazem parte da chamada dieta mediterrânea, mas ressalta que o consumo em excesso traz muitos riscos, inclusive o do alcoolismo. "Por isso mesmo é tão complicado recomendar o consumo do álcool, afinal nem todos conseguem ter o equilíbrio necessário para usufruir da bebida com responsabilidade", completa. Ghorayeb chama a atenção que a bebida sem álcool, que ainda não caiu no gosto dos brasileiros, também surte efeitos benéficos, sem os riscos do consumo exagerado. "O sabor dessa cerveja não deixa nada a dever da alcoólica, mas reconheço que nem todos partilham dessa opinião", completa.

PEQUENAS DOSES 
O cardiologista e coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital Espanhol, Fábio Vilas-Bôas, lembra que para ter benefícios, o consumo não pode ser concentrado nos finais de semana, por exemplo. "Alguns pacientes chegam a perguntar se podem trocar a dose diária por várias concentradas no sábado, por exemplo, e a resposta é não, pois o efeito protetor só vale em doses pequenas", diz.


Para ele, não vale recomendar o uso para quem não consome normalmente, afinal os efeitos reversos do álcool terminariam comprometendo os benefícios do uso moderado. O cardiologista baiano ressalta que o abuso das bebidas alcoólicas aumenta o risco do acidente vascular cerebral (derrame). "Nas mulheres, em especial, o abuso do álcool aumenta em até quatro vezes o risco de mortalidade, uma vez que a intoxicação produz uma substância chamada formaldeído, que é muito tóxica para os vasos", completa.

"Alguns pacientes já me confidenciaram que não suportam vinho, por exemplo, mas que tomam porque faz bem e é importante que se esclareça que não é bem assim, afinal os antioxidantes presentes no vinho podem ser encontrados em outras substâncias, como o suco de uva", explica.

Vilas-Bôas salienta que o consumo leve e moderado do álcool não garante a saúde do coração sozinho. "É preciso que esse consumo venha acompanhado de uma série de ações que promovam o bem-estar em geral, como uma alimentação saudável e a prática de alguma atividade física constante", completa. Para o cardiologista, o uso do álcool fica absolutamente contraindicado para caso de pessoas que tenham o histórico de alcoolismo na família ou que não tenham estabilidade emocional. 

NUTRITIVA 
Com uma opinião parecida, a nutricionista Lídia Loyola, da HapVida, ressalta que a cerveja é um bom alimento, desde que consumido com muita moderação. Afinal, a bebida preferida pelos povos mesopotâmicos, sumérios e egípicios é rica em ácido fólico (fundamental para boa formação dos bebês), ferro, carboidratos, cálcio e em vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo a metabolizar a glicose e transformar o açúcar em energia.

Na sua composição mais básica, as cervejas são preparadas tomando como receita básica uma mistura de água; amido (que pode ser o malte de cevada ou qualquer outro cereal capaz de se transformar em açúcar). Essa mistura é fermentada, transformando-se em álcool e dióxido de carbono.

A levedura de cerveja produz a fermentação e o lúpulo, que dá o gosto amargo e garante a conservação da bebida. Vários tipos de amido podem ser usados na cerveja, como o milho ou arroz. Para reduzir os custos da cevada maltada, alguns países usam o sorgo e raiz de mandioca,como é o caso da África, a batata no Brasil, e a gave no México. 

Os minerais presentes na água também ajudam a garantir à bebida sabores bem característicos. "As cervejas nunca fazem parte das recomendações nutricionais porque são muito calóricas e nem sempre é possível garantir o uso terapêutico", completa. No entanto, ela lembra que se bem usada ou acompanhada de alimentos pouco salgados e magros, pode ser sim uma aliada da boa saúde e da boa forma.

Matéria original: Jornal Correio

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas

27 de Março de 2024 17h03

Raul Gil anuncia aposentadoria e saída do SBT, aos 86 anos

As informações são do colunista Zean Bravo, do jornal carioca Extra

27 de Março de 2024 08h03

Chuvas preocupam estados do Sudeste pelos próximos 10 dias

Com solo está encharcado, e qualquer quantidade de chuva representa risco