Petrobras anuncia patrocínio do carnaval de Salvador

Geral
14 de Fevereiro de 2012 19h02

De acordo com o gerente de comunicação da companhia,o Itapebiense Darcles Andrade, a manutenção das parcerias e ampliação dos investimentos são frutos de uma política de valorização da cultura brasileira que precisa ser projetada cada vez mais.

A Petrobras vai investir R$ 10.7 milhões no carnaval deste ano. A estatal dividiu os patrocínios em três frentes: a cota Master com prefeitura (3 milhões de reais), os blocos afros e artistas independentes, que recebem o restante da verba (7.7 milhões).

De acordo com o gerente de comunicação da companhia, Darcles Andrade, a manutenção das parcerias e ampliação dos investimentos são frutos de uma política de valorização da cultura brasileira que precisa ser projetada cada vez mais.

O anuncio oficial dos investimentos foi feito durante almoço realizado na churrascaria Fogo de Chão nesta segunda-feira (13). Marcaram presença no evento artistas consagrados do carnaval baiano, tais como, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Armandinho, Ricardo Chaves, Magary Lord, Viviane Tripodi, Faustão.

Paz

Após a greve parcial da Polícia Militar e as discussões sobre a realização ou não do carnaval, os discursos destes artistas soaram uníssono. Ao serem questionados sobre as expectativas, todos colocaram a “paz”como a prioridade para a festa popular.


“A gente tinha fé de que tudo seria resolvido. O que esperamos é que tudo mundo possa ir para a festa desarmado. O carnaval não é apenas dos blocos afros ou dos grandes blocos. O carnaval é de todos nós”, disse Vovô do Ilê Aiyê.

No mesmo caminho a foi a mensagem de Armandinho. “Eu sabia (que iria acabar a greve). Vamos fazer um carnaval de muita paz, de peito aberto, vamos brincar e curtir a maior festa do mundo”, convocou o instrumentista da família Macedo.

Armandinho comemora os 70 anos da guitarra baiana. Para ele, a cultura do trio elétrico que tomou conta “do mundo” só foi possível por causa da guitarra baiana. “Em 1942 começou essa história, a história da guitarra e do trio. Não existe como pensar em festa de rua, com multidão, sem trio elétrico”.

Moraes Moreira vai para a rua com um trio especial, trio Sonhos Elétricos. Antes disso, estreou, como ele próprio confidenciou, nas festas pré-carnaval, nos ensaios. No clube dos Fantoches, localizado no Largo 2 de julho, o novo baiano arrastou uma multidão para os seus dois shows, mesmo com a greve da polícia.

“Eu sabia que dava para fazer. Pedi uma segurança extra, mas, até onde sei, não houve nada. Isso é um sinal de que o carnaval é nosso. É o carnaval de quem quer brincar, do pipoca, de quem não tem dinheiro”, comemorou Moreira.

Com o trio “O Bicho Sustentável”, Ricardo Chaves comemora seus 31 anos de carnaval. O compositor leva para o carnaval a proposta de sustentabilidade. Recentemente, Chaves escreveu um artigo contundente criticando os rumos que o carnaval estava tomando.

Ele ressaltou a importância de se resgatar a festa na Avenida. “Temos um indicativo, é uma tentativa de valorizar novamente esta parte fundamental do nosso carnaval. Nós artistas temos esta responsabilidade também”.

O ilustre torcedor do Bahia também destacou a qualidade dos trios que este ano vão desfilar sem cordas. “Os artistas sempre foram bem escolhidos, mas os trios não eram bons. As pessoas sabem disso. Este ano parece que a coisa vai mudar”.

Novo neste cenário, apesar dos 10 anos de estrada, Magary Lord estava eufórico. Para ele, este vai ser um carnaval especial. O músico, que tem sua iniciação musical em instrumentos percussivos, está preparando para trazer os seu estilo Black-Semba para dois dos circuitos da folia.

“O carnaval representa alegria, diversão e a paz dentro de cada um. Vamos juntar isso tudo e misturar para fazermos uma festa inesquecível”, defende Magary. Na sexta, o cantor traz músicos angolanos para o trio. Já no sábado, vai acompanhado de Lazzo e Peu Meurray.

Fonte Bocão News

Fotos Roberto Viana

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

27 de Março de 2024 17h03

Raul Gil anuncia aposentadoria e saída do SBT, aos 86 anos

As informações são do colunista Zean Bravo, do jornal carioca Extra

27 de Março de 2024 08h03

Chuvas preocupam estados do Sudeste pelos próximos 10 dias

Com solo está encharcado, e qualquer quantidade de chuva representa risco

27 de Março de 2024 08h03

Páscoa e janela partidária deixam análise de prisão de Chiquinho Brazão para 2ª semana de abril

Deputado está preso por ser suspeito de mandar matar a vereadora Marielle Franco