Polêmica sobre declaração racial de ACM Neto vira destaque na imprensa nacional

ELEIÇÕES
22 de Setembro de 2022 09h09

Ex-prefeito de Salvador é questionado sobre autodeclaração e diz que erro é do IBGE; Jerônimo Rodrigues sai de 16% e vai a 31% em menos de um mês

Twitter: @arnaldofenix

Imagem: Reprodução

Na reta final da campanha, a corrida eleitoral para o governo da Bahia, que até então transcorria sem obstáculos para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), começou a mudar de clima. As informações são do Jornal O Estado de S. Paulo.

A terceira rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pela Rádio Metrópole, divulgada nesta quarta-feira (21), mostrou ACM Neto com 48% das intenções de votos e Jerônimo com 31%. Na primeira rodada, em 24 de agosto, o ex-prefeito tinha 54% e, na semana passada, 49%. Já Jerônimo começou com 16% e passou a 28% e agora cresceu 3 pontos porcentuais.

O fato de ACM Neto ter se auto-declarado como pardo no TSE começou a gerar polêmica em um estado no qual quase 80% da população se autodeclara negro. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos.

A polêmica envolvendo sua autodeclaração como pardo, dentre outros eventos ocorridos nas duas últimas semanas, como a oscilação do resultado de pesquisa eleitoral e a punição da Justiça Eleitoral à coligação de ACM Neto, acendeu o alerta para o ex-prefeito da capital e levou otimismo aos petistas.

ItapebiAcontece - Fonte: Metro 1

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Abril de 2024 12h04

Itapebi se prepara para o "Dia D" da vacinação contra a gripe neste sábado!

Imunização contra a influenza em foco para proteger os grupos prioritários.

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)