Prefeito de Itabi, 'fura fila' e se vacina contra a covid-19

INUSITADO
20 de Janeiro de 2021 12h01

Após ser alvo de críticas, o prefeito que não integra o grupo de risco se justificou nas redes sociais.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 começaram a ser distribuídas para os municípios pelo Ministério da Saúde e casos de pessoas que não integram o grupo prioritário da vacina 'furando fila' começaram a surgir. No município de Itabi, em Sergipe, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), de 46 anos, recebeu uma das 31 doses do imunizante que foram destinadas para a região, que tem uma população aproximada de 5 mil pessoas.

Imagem: Reprodução

Júnior de Amynthas (DEM), de 46 anos, Prefeito do município de Itabi, em Sergipe,

Após ser alvo de críticas, o prefeito que não integra o grupo de risco se justificou nas redes sociais. Amynthas alegou que o gesto foi uma tentativa de "incentivar a população para que tomasse a vacina". O prefeito também alegou que os estados e municípios possuem autonomia para adequar a vacinação contra o coronavírus conforme a realidade das regiões.

O prefeito desmentiu as versões que apontam que ele tentou se privilegiar do cargo que ocupa para furar fila e disse que, na realidade, o gesto teve uma intenção nobre.

"O vídeo foi feito pela minha própria assessoria e amplamente divulgado por mim. Por representar um propósito nobre, de defesa e da saúde do nosso povo de Itabi. Se não houvesse nobreza, boa intenção no meu gesto, eu teria tomado a vacina às escondidas. E vacinaria também minha esposa, meu filho de 8 anos e meus pais".

Em uma nota compartilhada nas redes oficiais do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas foram recebidas com segurança no dia 19 de janeiro e que a continuidade do programa de vacinação vai seguir o "cronograma e o público-alvo estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes". A expectativa é que as doses sejam distribuídas inicialmente para os profissionais de saúde.

"A Secretária explica, ainda, que segundo o Informe Técnico 'Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19', elaborado pelo Ministério da Saúde, é 'facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local', razão pela qual o prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado em um ato de demonstração de segurança, Legitimidade e eficácia da vacina", diz um trecho da nota de esclarecimento sobre o caso.

A divisão de grupos do plano de imunização consta como uma recomendação do Ministério da Saúde e não aponta para infração ilegal no ato do prefeito. No entanto, após a repercussão do caso, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) apresentou ao Ministério Público uma representação para apurar um possível ato de improbidade administrativa.

 

Por: Noticias Uol

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas