Secretaria de Saúde de Itapebi recebe doses da vacina Covid-19 XBB, da fabricante Moderna
A XBB será administrada em todo o país, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Twitter: @arnaldofenix
A Secretaria de Saúde recebeu nesta na última quarta-feira, 05/06, 40 doses da vacina Covid-19 XBB, da fabricante Moderna, mais atualizada que as doses mono e bivalentes anteriormente utilizadas. Perguntado sobre a entrega em Itapebi do segundo lote da XBB (Moderna), a coordenadora Kerlly disse que ainda não foi informada pela SESAB a data de chegada.
De acordo com as informações da Coordenadora da vigilância epidemiológica de Itapebi, Kerlly Tanara, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde de Itapebi a partir desta terça-feira, 11/6. O horário da vacinação enquanto tiver em estoque é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Veja quem pode se vacinar:
Crianças de seis meses e menores de cinco anos
Para as crianças, o esquema vacinal com a vacina XBB será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
As crianças que já tinham iniciado o esquema vacinal com as doses anteriores, mas não haviam finalizado vão concluir a vacinação com a dose XBB.
As crianças que já tinham finalizado o esquema vacinal com as três doses anteriores vão receber uma adicional da dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de três meses da última dose.
Maiores de cinco anos
Para maiores de cinco anos, a vacina é indicada para grupos prioritários, com doses semestrais ou anuais.
As pessoas dos grupos prioritários já vacinados poderão receber a vacina XBB com intervalo de três meses da última dose recebida.
Os grupos prioritários são:
Idosos, gestantes e puérperas e pessoas com imunossupressão: reforço semestral.
Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua: reforço anual.
Pessoas de 5 a 59 anos que não estão nos grupos prioritários
Pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da vacina XBB.
ItapebiAcontece – Vigilância Epidemiológica (Itapebi)