Só neste domingo de Páscoa Eunápolis registra quatro mortes por Covid-19

PANDEMIA
05 de Abril de 2021 10h04

Enquanto o ritmo de óbitos segue acelerado em Eunápolis, o de vacinação contra o coronavírus vai na direção oposta

Twitter: @ItapebiAcontece

Eunápolis viveu um triste domingo de Páscoa, com o registro de quatro mortes pelo novo coronavírus em um único dia. Um dos que não resistiram à doença foi Isaias Moitinho, mototaxista de Itamaraju que estava internado na UTI do Hospital Covid, no centro da cidade. Poucas horas depois, a mulher dele, Tatiana Oliveira, faleceu no Hospital Municipal de Itamaraju, também em decorrência do coronavírus. A morte do casal com poucas horas de diferença causou comoção na região. Eles deixam duas filhas.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado no domingo (04) pela Secretaria de Saúde do Estado, Eunápolis totaliza 122 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com 8.076 pacientes infectados, sendo 178 casos ativos e seis aguardando resultado. A situação hospitalar segue preocupante, com 14 dos 20 leitos de UTI ocupados.

LIBERAÇÃO DE CULTOS RELIGIOSOS

Enquanto quatro pessoas perdiam a vida em leitos de hospital de Eunápolis, templos religiosos registraram aglomeração de fiéis no fim de semana, após a liberação, pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), de celebrações religiosas presenciais em estados e municípios.

Nas redes sociais, o pastor Renato Bromochenkel, que é vereador em Eunápolis, não perdeu tempo e, logo após a decisão do ministro do STF, chamou os fiéis a participarem de culto, no domingo, na igreja da Assembleia de Deus do bairro Dinah Borges.

VACINAÇÃO SEGUE EM RITMO LENTO

Enquanto o ritmo de óbitos segue acelerado em Eunápolis, o de vacinação contra o coronavírus vai na direção oposta. O município tem apenas 74% da cobertura vacinal da 1ª dose – das 10.710 doses recebidas, foram aplicadas apenas 7.924. Para receber novos lotes da vacina, o município precisa atingir o percentual mínimo de 85% de vacinação da 1ª dose.

Entre os 8 municípios da Costa do Descobrimento, Eunápolis ocupa a penúltima posição, perdendo somente para Guaratinga (66,3%) e muito atrás de municípios bem menores, como Itapebi (99,7%), Itabela (98,6%) e Santa Cruz Cabrália (95,9%). No ranking estadual de vacinação, Eunápolis está entre os que registram pior índice, ocupando a 407ª posição entre os 417 municípios.

Um exemplo dessa lentidão é que Eunápolis deu início, somente nesta segunda-feira (05), à vacinação para idosos acima de 69 anos. Enquanto isso, há municípios da Costa do Descobrimento vacinando a população de 60 anos, como é o caso de Cabrália, a primeira cidade do Extremo Sul e uma das primeiras do Brasil a imunizar essa faixa etária. Em Porto Seguro, já estão sendo contempladas com a vacina contra a covid pessoas com 62 anos ou mais.

 

Por: Radar 64

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Sérgio Murilo
  • Comentário: Quanta tristezas estamos vivendo,muita escuridão nós últimos dias e dificuldade em enxergar o dia em que vai clarear, a grande Questão agora não é só quantas vagas de UTI estão ocupadas, fica aqui a preocupação quanto as condições que tem sido dado aos profissionais de Saúde para que possam fazer o melhor por essas pessoas que precisam de tratamento.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)

18 de Abril de 2024 10h04

Faixa etária para vacinação da Dengue é ampliada na Bahia

Cobertura passa a incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos; O município de Itapebi não recebeu as doses da vacina contra a dengue.

18 de Abril de 2024 09h04

OMS alerta que transmissão da gripe aviária ao ser humano é uma 'enorme preocupação'

A principal inquietação é que o vírus H5N1, que tem "uma taxa de mortalidade extraordinariamente elevada"